Thursday, February 14, 2008

Sporting - FC Basel (2-0)



O Sporting partia para este jogo como mais um teste ao nervosismo dos adeptos (como eu) que desde há uns tempos não sabem o que esperar da equipa..(ainda penso que o do Porto foi alguma santinha atrás da baliza que evitou o pior ou alguma coisa do género)

O Basileia estava em grande forma e o Sporting continuava (e continua) algo irregular sem demonstrar a qualidade dos reforços consistemente (com uma ou outra excepção) e mesmo dos seus jogadores que teimam a acumular más exibições com alguns rasgos de inspiração raros de tempos a tempos.. (exemplo de Miguel Veloso em clara baixa de forma).

O Sporting partia para este jogo com alguma dúvidas relativamente ao 11 inicial uma vez que haviam jogadores em recuperação, caso de Vukcevic ou Izmailov, mas ambos recuperaram a tempo de integrar a equipa, apresentando-se também Grimi na lateral esquerda.

Por outro lado o Basileia encontrava-se bastante desfalcado, pois não contava com alguns dos seus melhores jogadores, caso dos laterais Zanni (direito) e Nakata (esquerdo), tal como o médio Scott Chipperfield e o melhor avançado Marco Streller (ex-Estugarda).
De qualquer modo apresentavam-se confiantes depois da vitória por 3-0 para o campeonato sobre o
Neuchatel Xamax, seguindo na liderança do campeonato suiço com 6 pontos de vantagem para o Old Boys.

Quanto ao jogo em si, viu-se claramente um 4-2-3-1 por parte dos helvéticos, com Eduardo como falso nº10, Carlitos a arrancar em velocidade e dribles pela direita e Degen pelo lado esquerdo em apoio ao avançado Derdiyok.

O Sporting apresentava o tradicional o 4x4x2 losango, com Miguel Veloso de volta á titularidade, Moutinho e Izmailov nos flancos, Romagnoli como distribuidor de serviço e Vukcevic apoiando Liedson no ataque.

A primeira parte começou com um domínio maior do Basileia, impondo o seu poderio físico e conseguindo maior posse de bola..
Aos 4 minutos
assustou ainda a baliza do Sporting, quando Ergic cabeceou ao lado. Os minutos seguiram-se onde o FC Basel foi ganhando alguns cantos, mas poucos minutos passaram até que na primeira jogada de grande perigo do sporting houve golo!


Malik Ba foi um perfeito passador no flanco direito e Grimi e Izmailov aproveitavam para com a ajuda de Romagnoli explorarem por diversas vezes aquele flanco e logo na primeira jogada Vukcevic aproveita um passe de Romagnoli e rematando com o "pé que estava mais à mão" , o direito, e aproveitando o desvio com o braço de Marque, engana Costanzo e abre o marcador em Alvalade.

O Sporting moralizou e começou a deter mais a bola continuando a imprimir bastante velocidade no passe e nas transições e a capacidade técnica da equipa veio ao de cima, perante um Basileia que parecia não ter argumentos para os seus adversários.

O flanco esquerdo foi massacrado, João Moutinho estava em todo o lado e Miguel Veloso compensava as subidas de Grimi por onde Carlitos tentava escapar sem sucesso.
Degen estava quase fora de jogo e o Basel via-se com grande dificuldades de inventar jogadas de perigo, mesmo assim Rui Patrício ainda fez uma boa defesa a um pontapé de bicicleta inventado por Eduardo aos 11 minutos. Até ao final da primeira parte continuou a vaga sportinguista, onde o Basel apenas se mostrava em contra ataques maioritariamente lançados pelo flanco direito mas sem grandes consequências de maior.

Costanzo mostrou bastante qualidade, evitando alguns mal piores para o FC Basel (boa defesa a remate de Vukcevic aos 26 minutos), sempre com grande segurança, vendo aos 41 minutos por pouco Ba marcar um auto-golo após corte a Liedson.
Mas com algum azar pouco depois saiu lesionado, devido a um embate com Tonel, onde caiu desamparado, entrando para o seu lugar Crayton.

A segunda parte viria apenas confirmar o domínio leonino. O Basileia continuava pouco inventivo apostando em bolas longas, pois não conseguia libertar-se da pressão imposta pelo meio campo sportinguista, perdendo bolas com alguma facilidade.
Abel começou também a subir mais na sua ala e começou a aparecer mais vezes no jogo.
Aos 56 minutos primeiro aviso, bom remate de Romagnoli e defesa no limite de Crayton..e logo na jogada seguinte Polga completamente liberto de marcação, após o canto, remata para as nuvens.
Breves minutos
depois (59m) boa incursão pelo flanco direito, Moutinho pica a bola para Vukcevic que olha para a baliza e dispara uma verdadeira bomba ao ângulo das redes da baliza de Creyton, que não teve quaisquer hipóteses de defesa.


Sucederam-se algumas oportunidades com Creyton a defender quase sempre no limite, como foi o caso da bola ao poste de Liedson uns minutos depois.

Quando faltavam cerca de 20 minutos para o final da partida Vukcevic, decide tentar uma acrobacia algo arriscada (fruto do seu feitio "eu vou a todas", " onde está a bola" e quem sabe "eu sou um grande doido") e cai desamparado deslocando o ombro. Teve de sair e provavelmente não estará apto para o derby (pronto digam lá que queriam ouvir isto senhores benfiquistas lol).
Pereirinha e Tiuí entraram assim para os lugares de Vukcevic e Izmailov mas não iriam mudar muito ao jogo, apesar de alguns bons pormenores de parte a parte.

Assim ficou um pensamento na cabeça de muitos adeptos que a eliminatória podia já ter sido fechada neste jogo pois a superioridade leonina foi evidente, mas no final de contas a vitória é que interessa e venha o próximo ;)

By the way boa sorte ao Benfica hoje, uma vez que o pobre Braga não acerta nos penalties e leva 0 3-0 de pénalti para cúmulo dos cúmulos, ficando já com 2 pés de fora da Uefa..

3 comments:

Rui Gonçalves said...

Ora viva sôr Pedro! Bem-vindo (finalmente) ao Crónicas! Começou muito bem com o post sobre o Sporting-Basel e a análise do jogo. Eu que, confesso, não vi nenhum jogo dos clubes portugueses na UEFA, fiquei com a clara noção que todos os resultados poderiam ter sido mais favoráveis.

Bom, continuamos à espera das tuas colaborações futuras em novos posts e em comments aos outros textos.

Fica bem!

António said...

Excelente texto! Esperamos ver muitos e bons contributos da tua parte para que o Crónicas cresça cada vez mais.

Ah, copiei o lay-out que usaste no post (usei-o no comentario ao benfica-nuremberga). espero q n te importes, pois provavelmente vou faze-lo novamente :P
Outra coisa, no que respeita às labels/tags, não as ponhas sff, deixa isso cmg.

Quanto ao texto, o Vukcevik vai fazer falta ao sporting nos proximos tempos. axei a lesão estupida, mas tipica de quem corre atrás de todas as bolas. acontece...

PG aka Scorpion said...

Com certeza António é na boa ;) sim a layout é óptima, podíamos uniformizar aquilo para todos os jogos..até pensei meter um vídeo no final com os melhores momentos..é uma ideia ;)