Friday, February 01, 2008

Mitos

Di Stefano, Puskas, Eusébio, Pélé, Garrincha, Cruyff, Beckenbauer, Yashin, Best e Maradona.
Que têm todos eles em comum? Todos atingiram o Olimpo do Futebol, aquela barreira invisível que separa o grande jogador do mito, o homem vulgar da lenda, os que passam pela história do futebol e os que a constroem.


Ao recordar estes nomes lembro-me sempre da sensação que tenho ao ver as suas jogadas, os seus lances mais fantásticos e inverosímeis. Parece que ainda têm mais sabor essas imagens por terem acontecido antes do meu tempo. Dá-lhes mais magia e espaço para sonhar.
Mas são normalmente os artistas que ficam na memória de todos. Daqui a trinta anos lembrar-nos-emos mais de Cristiano Ronaldo, Messi, Ronaldinho, Káká, Henry ou Ibrahimovic, jogadores de recursos técnicos infinitos, explosivos e capazes de inventar uma jogada a partir do nada, do que jogadores mais cerebrais como Lampard, Ballack, Fabregas, Pirlo, Scholes ou Schweinsteiger, apesar de toda a gente lhes reconher capacidade para serem dos jogadores mais importantes e até decisivos nas respectivas equipas. Até ver, ainda são os fantasistas os únicos a terem a hipótese de tocar o céu e fazer vibrar uma plateia como mais nenhum outro.
Quando os nossos filhos e netos nos perguntarem como eram Lampard, Fabregas ou Pirlo nós diremos que foram grandes jogadores, os patrões das suas equipas no seu tempo, capacidade de passe, etc. Mas provavelmente não nos lembraremos de uma jogada específica.
Por outro lado, quando nos perguntarem por Cristiano Ronaldo, Messi ou Káká, iremos deixar transparecer um brilho no nosso olhar e, com um largo sorriso, dizer: "Lembro-me de um golo fabuloso que ele marcou, depois de uma grande jogada...".

Talvez aconteça com as próximas gerações o que aconteceu comigo. Quer dizer, nós por estarmos habituados a ver Ronaldo, Messi e Káká todas as semanas talvez não lhes daremos o devido valor no presente, e serão essas gerações que nos relembrarão que também nós vibrávamos com Maradona, Cruyff, Eusébio e os ídolos de outrora, tal como eles irão vibrar com os jogadores do nosso presente e do seu futuro, jogadores que já não serão do tempo dessas gerações.

Meus senhores, o Olimpo do futebol espera-vos.

No comments: