Saturday, May 01, 2010

Apostas para o Mundial 2010: os Favoritos

Seguindo o artigo do Pablo no seu blog "La Cola De Vaca", gostava igualmente de deixar claras as minhas ideias para o Mundial que aí se avizinha. Falarei de tudo um pouco até ao comçeo da prova, incluíndo selecções favoritas, jogadores que podem fazer a diferença, possíveis surpresas, decepções futuras e bombos da festa. Fica aqui então o primeiro artigo sobre os favoritos.


Espanha
É favorita porque é seguramente a selecção mais forte do momento a par do Brasil. Campeã europeia em título, a selecção espanhola conta com um meio campo fora de série, fulcral para a sua táctica de tiqui-taca e transições pensadas a cada passe. A defesa conhece-se bem e os seus avançados são do melhor que há.

Pontos fortes: meio-campo mágico, segundas opções de grande classe, seleccionador experiente.
Pontos fracos: defesa esquerdo, cansaço acumulado devido à luta fratricida entre Real e Barça pela Liga. Jogo dos Oitavos-de-Final promete ser um verdadeiro teste.


Brasil
Presente em todas as fases finais dos Mundiais, o Brasil é um crónico candidato a ser campeão mundial. Não possui hoje um avançado-centro da classe de Ronaldo ou Romário, mas tem em Dunga um treinador capaz de lidar com a pressão. Apresenta-se para este Mundial com opções defensivas mais sólidas que as ofensivas. A adaptação ao clima africano não será problema.

Pontos fortes: Júlio César é possivelmente o melhor guarda-redes da actualidade. Maicon promete ser um dos ases do Mundial. Segundas opções.
Pontos fracos: Kaká, Pato e Diego não tiveram uma boa época. Robinho e Adriano podem não aguentar a dureza da competição. Grupo que não deixa margem de erro.


Inglaterra
O caminho foi longo, mas desta vez a Inglaterra surge no Mundial como favorita à vitória. Capello foi a figura-chave no trajecto desta selecção, dando-lhe a confiança e as regras necessárias para que os jogadores ingleses funcionem como uma verdadeira equipa. A pressão dos media será uma vez mais insuportável, mas com Capello a situação afigura-se diferente.

Pontos fortes: Rooney. Opções ofensivas para todos os gostos (velocidade, altura, peso). Espírito de equipa como há muito não se via, graças a Capello. Bom sorteio.
Pontos fracos: Casos como o affaire Bridge-Terry são comuns nesta selecção. Não tem guarda-redes à altura do resto da selecção. As segundas opções defensivas são medíocres.

1 comment:

Pedro Garcia Millan said...

Pontes fortes com Joe Melo e bacalao com tomate e su senhora com bigote e bifanas com pain.

Visitem:

http://pedromillan.blogspot.com/