Monday, February 04, 2008

O aval de Cruyff

"Na crónica semanal que assina no jornal «El Periódico de Cataluña», Cruyff esclarece ainda não ter a mínima intenção de assumir o comando técnico da equipa «blaugrana» até final da temporada, lembrando manter com Frank Rijkaard uma relação de amizade há vários anos. «Rijkaard é meu amigo e a um amigo não se faz o que foi escrito», frisou.Quanto a José Mourinho, Johan Cruyff garante que ninguém da Direcção do Barcelona solicitou a sua opinião sobre a contratação do português, defendendo que a equipa precisa «de estabilidade acima de tudo»." in A Bola (site on-line)

Achei, no mínimo, curiosas estas declarações de Johan Cruyff. Não é que não estejamos já habituados a ouvir algo de insólito da boca do ex-nº 14 da selecção laranja, mas o holandês é sempre uma voz a ter em conta quando se fala de algo que tenha a ver com o clube blaugrana. Neste caso não pude conter um sorriso.
Sobretudo porque desmente notícias pelo simples facto de ninguém do clube catalão ter falado com ele sobre Mourinho, como se fosse preciso o aval de mais alguém, além do presidente do clube, para contratar um técnico do calibre do português.
Já há algum tempo que se fala nessa possibilidade e os adeptos, que o detestavam dos tempos de rivalidade nos duelos com o Chelsea, ainda ninguém os ouviu.
E os adeptos são, normalmente, o barómetro dos clubes, sobretudo quando algo vai mal.
Mourinho pode até nem vir a ser treinador do Barcelona mas a Cruyff ficava-lhe bem nem tocar no assunto. Ele nem sequer pertence aos quadros do clube.

Nunca gostei destes ilustres que falam quando ainda ninguém lhes pediu nada.
Para mim o povo é que tem razão: quem está de fora não racha lenha.

4 comments:

António said...

O Cruyff tem uma necessidade constante de atenção e as suas palavras são altamente consideradas fora da Catalunha. Dentro desta, não gostam muito do oportunismo de alguém que teve sucesso, mas que parece viver dele para opinar sobre tudo e todos. Um pouco como Maradona. Nesse aspecto Romário acabou por não sair à casa: sério, comprometido com o clube e sem vontade de falar sobre assuntos que não lhe dizem respeito.

Cmptos

Pablo G. said...

Cruyff es una de las personas que más sabe de fútbol, nunca dice nada sin razón y ninguna palabra suya carece de sentido.
Saludos

António said...

@Pablo, Cruyff sabe mucho de futbol, pero su oportunismo es malo para la tranquilidad que Barcelona necesita. Es asi que veo su actitud cada vez que habla del Barça.

Rui Gonçalves said...

Sem dúvida que Cruyff é uma voz muito repeitada, pois também eu o repeito. Mas há uma diferença entre ouvir e calar e ouvir e dar outra opinião. Se não for assim não há debate.
Mas há pessoas que têm uma certa tendência para falar quando não devem e este era, com certeza, um desses momentos.

Abraços!