Sunday, December 06, 2009

Análise dos Grupos do Mundial 2010


Grupo A
Tal como Japão e Coreia do Sul em 2002, muitas das esperanças da África do Sul fazer um bom Mundial residem no apoio motivador do público e claro, do caseirismo dos árbitros. Devido a esses factores, estou em crer que pelo menos aos Oitavos a África do Sul chega. Se alguns desses factores falhar, fica pelo caminho na primeira fase. Por outro lado, o México chega ao Mundial com uma selecção mais forte que a de 2006, o que diz muito do quão perigosa esta equipa é. Ainda que consiga superar um Uruguai demasiado dependente de Fórlan, duvido no entanto que seja capaz de superar a França e a equipa da casa. Por fim, a França terá todos contra si, cenário no qual Domenech respira melhor. Passará com dificuldades e antevejo que irão longe na competição.

Oitavos: França, África do Sul
Melhor jogador: Anelka

Grupo B
Novamente inserida num grupo equilibradíssimo, a Argentina terá muitas dificuldades em superar a solidez defensiva da Grécia, o músculo da Nigéria e a rapidez da Coreia do Sul. Ainda assim, acredito que Maradona tente a atitude de ele contra o mundo e saia bem sucedido. A Nigéria deverá acompanhar a Argentina no acesso aos Oitavos, enquanto Coreia do Sul não deverá mostrar os bons argumentos de 2002. A Grécia promete luta mas acabará por ficar pela primeira fase.

Oitavos: Argentina, Nigéria
Melhor jogador: Obi Mikel

Grupo C
Como tem sido hábito nos últimos torneios, a Inglaterra tem pela frente uma fase de grupos bastante agradável, calhando-lhe dois dos bombons do torneiro: Eslovénia e Argélia. Certamente que a selecção de Capello passará a fase de grupos, acompanhando-lhe os Estados Unidos. Contudo, acredito que a Eslovénia possa fazer uma gracinha e dificultar muito as contas do grupo. A Argélia não promete muito e deverá fazer um Mundial para esquecer.

Oitavos: Inglaterra, Estados Unidos
Melhor jogador: Rooney

Grupo D
O verdadeiro grupo da morte. A Alemanha, equipa conquistadora e experiente no Mundial, tanto pode acabar primeira como última, tal o equilíbrio entre as equipas. A Austrália é talvez aquela que mais dúvidas pode deixar, mas jogando no mesmo hemisfério e em condições similares é uma equipa a ter em muita atenção nas contas do grupo. A Sérvia repetirá o péssimo Mundial de 2006 ou quererá deixar isso para trás das costas como Portugal fez em 2006 depois da má campanha de 2002? E Ainda temos o Gana, equipa africana com grande talento e força nas suas fileiras, sem medo de enfrentar quem quer que seja. Grupo em aberto, ainda que haja um ligeiro ascendente da Alemanha e do Gana sobre os seus opositores.

Oitavos: Alemanha, Gana
Melhor jogador: Essien

Grupo E
A Holanda é sem sombra de dúvidas a favorita deste grupo, seja pela qualidade dos seus jogadores seja pelo futebol eficaz que pratica. De resto, as restantes equipas pecam todas pelas suas falhas: ainda que a Dinamarca funcione bem enquanto equipa, a mudança climática e ambiental deverá passar factura, por seu lado os Camarões possuem um grande ataque mas pecam pela sua medíocre defesa e por fim, o Japão dará mais um passo no seu processo de experiência nos Mundiais, mas ainda não será desta que deixarão saudades. Feita a análise, inclino-me para que sejam os Camarões a acompanhar a Holanda.

Oitavos: Holanda, Camarões
Melhor jogador: Kuyt

Grupo F
Grupo docinho para a campeã em título Itália, que tem no compacto Paraguai o maior rival. Eslováquia deverá dizer presente, mas tal como muitas outras selecções, não deixará muito para recordar. Nova Zelândia será certamente o bomo da festa, ainda que o facto do clima ser similar ao da Oceânia os possa cativar a fazer um resultado surpreendente. O Itália – Paraguai promete ser, pelo estilo defensivo das equipas, o jogo mais entediante do Mundial.

Oitavos: Itália, Paraguai
Melhor jogador: De Rossi

Grupo G
Tirando a Coreia do Norte, este é de facto um dos grupos mais equlibrados. Brasil poderá ter dificuldades inesperadas frente a Portugal e à Costa do Marfim, ainda que estes dois precisem de um dia excelente para ganhar aos canarinhos. Fica tudo em aberto, sendo que o jogo Portugal – C. do Marfim será decisivo. A Coreia do Norte poderá ganhar um ponto (ou até mais) pois é uma equipa muito defensiva que à medida que passam os minutos sem sofrer golos ganha confiança. É preciso cuidado com eles e Portugal já tem o exemplo da Coreia do Sul em 2002.

Oitavos: Brasil, Costa do Marfim
Melhor jogador: Maicon

Grupo H
Este grupo luta com o da Itália pelo título de grupo mais desiquilibrado do torneio. É certo que o robusto Chile é ameaçador e pode num dia em que tudo corra bem ganhar à Espanha, mas Honduras e Suíça não chegam a ser perigosas para Fabregas e companhia. A Espanha poderá ainda assim ter algumas dificuldades de ambientação à África do Sul, mas ainda não serão tantas como as que se apresentam para a Suíça. Por fim, as Honduras possuem um bom ataque e ficam-se por aí, tal como ficarão pela fase de grupos, juntamente com a Suíça.

Oitavos: Espanha, Chile
Melhor jogador: David Villa

No comments: