Friday, May 14, 2010

Os Viriatos

Parece que pegou a sugestão de Carlos Queirós para baptizar esta nova selecção. Nomes à parte, aqui fica também um comentário aos convocados para o Mundial de 2010.
Muito directamente, há jogadores que pura e simplesmente não têm categoria para estarem integrados na selecção portuguesa, casos de Rolando, Duda, Daniel Fernandes, Beto, Ricardo Costa e Zé Castro. Outros tiveram uma época tão medíocre que não deveriam ter sido chamados, como Raúl Meireles. Outros ainda são jogadores que em nada acrescentam à equipa, não sendo mais valias para momentos de aflição ou de tentativa de superar adversários, como Danny ou Pedro Mendes, apesar de já terem dado provas de poderem ser úteis num ou noutro encontro.
Assim sendo sobram Eduardo, Miguel, P. Ferreira, B. Alves, R. Carvalho, Pepe, F. Coentrão, Deco, M. Veloso, Tiago, Simão, C. Ronaldo, Nani, Liedson e Hugo Almeida. São 15 jogadores no total de 23 que pessoalmente incluiria nesta lista.
Chamaria assim outros jogadores que, ou por reconhecimento de uma boa época ou por aposta de futuro, deveriam ter sido incluídos.
Quim teve boa temporada a titular mas há muito que não entra nas contas de Queirós. Rui Patrício era o previsível eleito e surpreso ausente. Ambos têm muito mais qualidade do que Beto ou D. Fernandes, inquestionavelmente.
Na defesa incluiria as chamadas de Daniel Carriço ou Nunes. Nunes tem feito uma temporada brilhante de um Maiorca no 5º lugar e com a 4ª melhor defesa da liga espanhola. A chamada de Carriço seria uma aposta de futuro de um jovem com grande margem de progressão, que tem vindo a fazer exibições em crescendo e que muito poderia ganhar com uma presença nos grandes palcos e com o ambiente da turma das quinas.
No meio-campo continuo sem perceber a relutância dos seleccionadores (primeiro Scolari e agora Queirós) em apostar em João Moutinho. Raramente jogou como titular na Selecção e confere sempre uma consistência e regularidade a toda a prova, podendo funcionar como eventual alternativa a Deco na posição "10". Fez um campeonato abaixo do normal? Sim, mas também quem não o fez no Sporting esta época? Outro jogador capaz de emprestar regularidade exibicional e fazer várias posições é Rúben Amorim que, injustamente, ficou também de fora. Carlos Martins e Hugo Viana podiam, de facto e como referiu o António, dar mais criatividade a um meio-campo que me parece lento e pesado, ao mesmo tempo que poderiam tornar rapidamente um duplo pivot defensivo num meio-campo mais dinâmico e ofensivo.
No ataque as escolhas parecem-me acertadas, sendo que também não existem mais opções reais para qualquer dos lugares, ainda assim Makukula, pela boa temporada que efectuou, e Nuno Gomes, pela experiência e forma de jogar que sempre se adequou à selecção, poderiam ter sido chamados.
A minha lista final seria:

GR:
Eduardo, Quim, Rui Patrício
DEF:
Miguel, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Daniel Carriço, Pepe, Nunes
MED:
João Moutinho, Deco, Miguel Veloso, Tiago, Rúben Amorim, Carlos Martins
AVA:
Liedson, Cristiano Ronaldo, Simão, Nani, Hugo Almeida e Nuno Gomes

No comments: