Wednesday, February 06, 2008

Ainda os ventos da Catalunha

O Barcelona anunciou o interesse em Ezequiel Garay, defesa central do Racing Santander e uma das maiores promessas mundiais da sua posição, com a Juventus e o eterno rival Real Madrid também na corrida, rumor confirmado pelo presidente do Racing.
De facto impõe-se uma contratação deste nível pois Thuram já está com um pé na reforma. No sector recuado o Barça tem várias soluções: Sylvinho e Abidal para a esquerda, Zambrotta para a direita, Thuram, Puyol, Milito, Edmilson, Márquez e Oleguer para o centro, sendo que Oleguer, Puyol e Thuram podem jogar a defesa direito e Edmilson e Márquez a trinco.


E é aqui que está uma das lacunas do Barcelona.
Quando Rijkaard quer dar mais dimensão física e de ocupação de espaços defensivos à equipa, opta quase sempre por fazer entrar ou avançar um jogador adaptado (Edmilson ou Márquez, centrais de origem) em vez de ter um jogador de raiz. Deco, Xavi, Iniesta e Touré têm mais perfil de organizador de jogo do que recuperador de bola, além de serem vulneráveis no jogo aéreo. Pensava que o Barcelona tinha colmatado esta lacuna definitivamente com a contratação de Van Bommel, jogador tecnicamente evoluído, com disponibilidade e presença físicas impressionante. Mas Van Bommel saiu para o Bayern Munique e o problema manteve-se. São necessários jogadores de características diferentes para a mesma posição no terreno de jogo.

Quando joga com um central adaptado a equipa perde agressividade ofensiva e fluidez na circulação de bola, ganhando coesão defensiva; quando joga com 3 médios de características idênticas (normalmente Xavi, Iniesta e Deco) a equipa perde quando o jogo assume contornos mais físicos e perde coesão defensiva mas ganha rapidez nas transições ofensivas e na circulação de bola.

Um pequeno/grande problema para Rijkaard resolver.

No comments: