Monday, May 10, 2010

Comentário à lista de Portugal para o Mundial

Carlos Queiroz divulgou a lista de convocados para o Mundial da África do Sul, deixando claro que tirando uma ou outra excepção por lesão ou opção, a lista final não andará muito longe desta. Passemos então à análise por sectores:

Guarda-redes:
Eduardo, Beto, Daniel Fernandes

A grande ausência nesta posição é Quim que, não fazendo parte das opções de Queiroz já há muito tempo, acaba por não constituir grande surpresa. Essa sim, ficou reservada para a inclusão de Beto, que com uma boa ponta final de campeonato acabou por suplantar a irregularidade de Rui Patrício. Hilário, apesar de ter sido convocado em alguns jogos, não conseguiu a vaga. Concordo com a opção de Beto em detrimento de Rui Patrício, não concordo em absoluto com a chamada de Daniel Fernandes pois não tem projecção, experiência e carisma para a selecção neste momento. Quim merecia a chamada, mas com este seleccionador nunca teve grandes hipóteses.

Defesas:
Paulo Ferreira, Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Rolando, Ricardo Costa, Duda, Zé Castro, Fábio Coentrão

Um exagero de defesas na lista, devido à fraca forma física de Ricardo Carvalho, Rolando e Pepe, todos recuperados de recentes lesões. A chamada de Ricardo Costa acaba por ser um prémio para a sua regular temporada, ao passo que Zé Castro é escolhido por motivos que só Queiroz sabe, pois se Moutinho não foi convocado é devido à má temporada que fez, tal como aconteceu como Zé Castro, daí não fazer sentido por esse motivo. Se por outro lado, o motivo é a polivalência, Ruben Amorim seria sempre o nome a indicar. Nas laterais, nada de novo exceptuando a convocação de Coentrão que já tinha sido chamado recentemente.
Concordo com o núcleo duro de jogadores que realizaram a fase de qualificação, mas não concordo com a chamada de Zé Castro e de Ricardo Costa, pois existiam melhores opções: o já referido Amorim, além de Carriço ou Nunes. O central do Mallorca, mais do que todos, merecia ser chamado pela brilhante temporada que fez.

Médios:
Pepe, Pedro Mendes, Raul Meireles, Deco, Miguel Veloso, Tiago

Moutinho é o grande ausente da lista para o Mundial, provando que a sua má época pelo Sporting foi crucial nesta decisão. Nota-se nas escolhas que apenas Deco é um verdadeiro criativo, ao passo que Tiago é o que mais se aproxima dessa função, no entanto é um meio-campo muito pesado e defensivo que poderá trazer muitos problemas a Portugal na hora de criar perigo pelo centro do terreno. Concordo com a inclusão de Pedro Mendes pois trata-se de uma opção real para o meio-campo, ao contrário de Miguel Veloso que foi chamado para este sector mas deverá tornar-se numa última opção caso alguém do meio-campo ou da lateral esquerda se lesione. Pessoalmente chamaria Carlos Martins e/ou Hugo Viana para acrescentar criatividade ao meio-campo, em, detrimento de defesa central.

Avançados:
Simão, Cristiano Ronaldo, Nani, Danny, Liedson, Hugo Almeida

Sem surpresas no ataque, Liedson só deverá jogar com Hugo Almeida em desespero de causa. Nani e Simão ficarão encarregues das alas, ao passo que Ronaldo terá maior liberdade de movimentos. Danny surge como opção secundária para qualquer um dos lugares. Makukula, apesar da excelente campanha na Grécia, nunca foi opção para Queiroz. Ainda assim, concordo com todos os nomes para a frente de ataque.

No comments: