Monday, June 21, 2010

Crónicas do Mundial 2010

Primeira Fase
Jornada 2

França 0 - 2 México

Não vi a primeira parte, mas também não importou muito, pois foi na segunda que se deu aquilo a quem nem devemos chamar surpresa, pois a França jogou sem pés nem cabeça, ao passo que o México aproveitou da melhor forma esse estado vegetativo francês (e a passadeira estendida pelo árbitro) para ganhar 3 pontos e olhar para os Oitavos com olhos bem arregalados, enquanto que em Paris, tal como muitos turistas, o melhor mesmo será ver o que resta do Mundial de binóculos, ou em bom português, por um canudo.
Melhor em campo: Chicharito Hernandéz
Arbitragem: Péssima


Argentina 4 - 1 Coreia do Sul

Grande jogo de futebol, no qual o resultado não espelha o que se passou em campo. O jogo foi muito equilibrado, tendo a Coreia criado perigo mais ou menos alarmante na defesa argentina, sobretudo na segunda parte. Pelo outro lado, os argentinos conseguiram obter uma boa percentagem de aproveitamento dos remates com direcção da baliza sul-coreana, ganhando assim uma clara vantagem no resultado, que poderia ter sido bem diferente caso os coreanos fossem mais eficazes em frente à baliza de Romero. Quanto a notas individuais, Messi está a realizar um excelente Mundial, assim com Heinze e Jing-Su Park. Além destes, a Argentina ganhou neste dia mais duas peças inspiradas: Higuaín e Agüero.
Melhor em Campo: Higuaín
Arbitragem: Boa


Alemanha 0 - 1 Sérvia

So vi o final do jogo, quando uma Alemanha enfraquecida por jogar com um a menos lutava como conseguia face a uma Sérvia fortíssima, que ainda teve algumas ocasiões para aumentar a vantagem.
Melhor em campo: Stojkovic
Arbitragem: Medíocre


Inglaterra 0 - 0 Argélia

Vi a segunda parte e que jogo mais sem sal a que assisti. Não existiram situações de golo, a Inglaterra teve uma dificuldade imensa em fazer transições ofensivas e a Argélia tentava sempre que podia o contra-ataque através de Belhadj. Gerrard e Lampard continuam sem funcionar bem em conjunto, Rooney perdeu-se no meio dos bons centrais argelinos e as alterações operadas por Capello nas alas não resultaram em nada. Ficou evidente que falta um plano B à selecção inglesa.
Melhor em campo: Belhadj
Arbitragem: Boa


Holanda 1 - 0 Japão

Apenas assisti à segunda parte, ainda a tempo de ver um jogo com alguma agitação, mercê do golo de Sneidjer, que motivou o Japão a mostrar mais jogo ofensivo, o qual não chegou para empatar a partida. O golo teve grande colaboração do guarda-redes nipónico e acabou por resultar nos três pontos e consequente qualificação da Holanda para os Oitavos. Missão cumprida, mas sem a intensidade que os holandeses mostraram anteriormente. Jogando desta forma, duvido que cheguem ao seu objectivo mínimo que são as meias-finais.
Melhor em Campo: Tulio Tanaka
Arbitragem: Boa


Camarões 1 - 2 Dinamarca

Excelente jogo, pelo menos o tempo que vi (segunda parte quase por inteiro). Eto'o deu vantagem após desconcentração (mais uma) na defensiva dinamarquesa, que acabou por se redimir através de um bom trabalho nos últimos 20 minutos, onde impediram os Camarões se alcançarem no mínimo um golo que os mantivesse em prova. Relativamente ao ataque, Bentdner esteve muito bem e Romedahl teve um momento de inspiração (devidamente ajudado por uma defesa africana muito lenta na recuperação) que decidiu o jogo.
Melhor em campo: Kjaer
Arbitragem: Razoável


Espanha 2 - 0 Honduras

Espanha ao nível que nos habitou, mas muito perdulária. Podiam ter igualado a goleada de Portugal, mas Torres e seus companheiros não estavam particularmente inspirados. Salvou-se Villa, que ainda assim falhou um pénalti.
Melhor em campo: David Villa
Arbitragem: Péssima

No comments: