Saturday, February 16, 2008

Procuram-se!

Como se sabe, o Valência continua a caminhar por águas muito turvas, mesmo que os dois últimos resultados positivos possam esconder isso. A Marca destaca hoje Angulo, um dos sacrificados na limpeza de balneário levada a cabo por Koeman (os outros dois são Albelda e Cañizares), que afirmou manter uma boa relação de amizade com todo o restante plantel, excepto com dois jogadores que diz terem-se vendido ao poder. Diz também que já os conhecia há algum tempo e que desconfiava do que poderia acontecer, contudo à pergunta de quais os seus nomes, Angulo optou por não responder.

Nos diversos comentários à notícia existe um debate aceso entre os defensores da limpeza dos egos no balneário efectuada por Koeman e aqueles que acham que o holandês não teve o mínimo de humanidade ao lidar com ícones do clube. O mais surpreendente é no entanto que haja um certo consenso nos nomes que Angulo acabou por não revelar: são eles Baraja e Caneira.
Se Baraja até é compreensível visto defender as cores do clube há várias épocas consecutivas, já Caneira é de espantar, pois apesar da titularidade nesta temporada, ainda no ano transacto estava no Sporting e aí nunca demonstrou ser um altercador ou incendiário, antes pelo contrário, era daqueles que mais vezes mostrava o rosto nas situações difíceis.

Na minha opinião, Baraja é certamente um dos nomes, pois se o objectivo de Koeman era limpar os veteranos da equipa, esqueceu-se de um: exactamente o médio Rúben Baraja, com tantos anos de casa como os dispensados por Koeman. Creio ainda que Caneira nunca poderá ser um dos nomes, pelas razões acima especificadas e, como tal, só poderá ser alguém dentro de um perfil semelhante ao de Baraja, isto é, com temporadas suficientes ao serviço do clube para ser um voz com impacto no balneário.

Ficamos então apenas restritos a alguns nomes, sendo eles Vicente (cumpre a oitava temporada seguida pelo clube), Marchena (sete temporadas) e Villa (três temporadas e com estatuto de quase intransferível). Por outro lado, Helguera também pode ser um dos nomes visto ser um voz experiente que já ganhou tudo, isto apesar desta ser a sua primeira época no Valência. Se tivesse que arriscar diria que é Marchena, pois tem um espírito de liderança que os outros não têm e como tal, deve ter começado nele a revolta pois existindo Albelda ou Angulo, Marchena teria que jogar sempre a central, posição que pelos vistos não é a sua favorita. Para se ter uma ideia é curioso que uma das mudanças de Koeman tenha sido deslocalizar Marchena de central para trinco, exactamente para a posição anteriormente ocupada por Albelda.

Por fim e para cúmulo do problema, um outro desportivo espanhol (AS) mostra a cissão que o balneário vive, pois nenhum dos jogadores quis testemunhar contra os jogadores dispensados, no processo que estes últimos aplicaram ao clube de forma a poderem sair com justa causa. O testemunho dos jogadores seria uma das bases de defesa do clube no processo, mas esta negação deita praticamente por terra essa hipótese. Em contrapartida, a defesa dos jogadores tem ganho diversos apoios, sendo o último a proximidade do Europeu de 2008, visto que alguns jogadores envolvidos, por não jogarem no clube, vêm as suas hipóteses de serem convocados ou de jogar numa perspectiva bastante negra. Esperam-se agora ansiosamente cenas do próximo capítulo desta novela espanhola com um toque holandês.

No comments: