Friday, February 15, 2008

Benfica - Nuremberga (1-0)

Ontem tive a oportunidade de ver o Benfica-Nuremberga e cada vez mais fico com a impressão que o Benfica é uma autêntica metáfora governamental, onde há claramente uma grande massa crítica nos associados e outros que apoiam incondicionalmente as decisões da SAD. Penso que a massa crítica sejam os simpatizantes que conseguiram por fim juntar um dinheirinho para ir ao estádio e que depressa se sentem desiludidos pelo fraco fio de jogo da equipa e pela pouco espectáculo oferecido, sabendo que tão depressa não poderão voltar ao estádio por força das dificuldades económicas. Por outro lado, os que apoiam incondicionalmente a SAD e as suas decisões serão porventura os sócios, aqueles que viram o Benfica no fundo ainda há pouco tempo e que deram a quase unanimidade dos votos na direcção de Luis Filipe Vieira no último processo eleitoral, na esperança que as suas decisões levem finalmente o Benfica para os lugares de destaque europeu.

Entrando na análise do jogo, o Benfica jogou mal e obteve um golo caído do céu, pois a pressão que infligia no adversário era quase nula. O mérito do golo, disseram os comentadores da RTP, é de Rui Costa por ter aberto espaço e de Makukula por ter rematado. Da minha parte, continuo a crer que o mérito - ou falta dele - é claramente de Blazek, que deu um autêntico frango. É verdade que a bola ia com força, mas isso não é desculpa, pois a bola passou-lhe entre o braço e perna.

O golo aconteceu no fim da primeira parte e quando pensava que o mesmo ia tranquilizar o Benfica, passa o Nuremberga a atacar cada vez mais, respondendo o Benfica com "contra-a-tanques" © conduzidos por Makukula e Cardozo (quando ainda estava em campo). Claro que o contra-ataque, que se quer rápido e com passes longos, estando nos pés de dois tanques, só pode estar condenado ao insucesso. Tal aconteceu muitas vezes, grande parte delas nos últimos quinze minutos, quando o Nuremberga já havia partido o jogo. Estranhamente, o Benfica foi na cantiga dos alemães e deu por si sem meio-campo, oferecendo a Petit um desgaste exagerado e que por pouco não resultou na sua expulsão, visto que era ele que tinha de fazer pressão à saída de bola dos alemães.

Acabou então o Benfica por ser feliz, mas viu-se que em termos tácticos, Camacho não tomou as melhores decisões, o que já vai sendo apanágio do espanhol. Contudo diga-se que as substituições foram bem feitas: um dos avançados teria que sair mais cedo ou mais tarde devido à pressão que o Nuremberga estava a exercer e David Luiz não poderia entrar directamente para um sector nevrálgico como o centro da defesa, passando Katsouranis para a frente deste. Como Freitas Lobo disse e bem, seriam duas substituições em vez de uma.

1-0 em casa é bom resultado, mas o Benfica que não se fie na virgem, pois mesmo marcando fora, dá-me a impressão que o objectivo do Nuremberga é jogar o jogo pelo jogo, não se importando de abrir cá trás desde que marque lá na frente. Por isso, cuidado Benfica.

2 comments:

Rui Gonçalves said...

Sinceramente devo dizer que não vi o jogo mas pelo que já li sobre a partida o Benfica voltou a praticar um futebol sensaborão e desgarrado, onde o golo acontece por mero acaso. Nada de novo portanto. Se esta situação é pouco mais do que tolerável no início da época, nesta altura do campeonato exige-se muito mais a uma equipa do que simplesmente uma táctica ou um modelo de jogo definido.
Do actual Benfica só se salvam Quim, David Luiz, Luisão, Léo, Rodríguez e, claro, Rui Costa.
E o próprio Camacho não está isento de culpas no que diz respeito à atitude da equipa, o que só vem confirmar o que eu disse no início da época: Camacho vai-se queimar aos olhos dos adeptos benfiquistas porque virá como o salvador da pátria e não irá resolver absolutamente nenhum dos problemas da equipa. Isto porque era tido em alta estima pelos simpatizantes do clube.

Tenho dito.

PG aka Scorpion said...

EU estava a ver o jogo..mas era tão mau que quando vi o golo do Benfica até estranhei..o Benfica jogou muito mal apesar de umas boas iniciativas na casa dos 55 a 70 minutos ou por aí perto que já não me lembro bem..mas daí à vitória até foi quase injusta..mas o Quim salvou o pior enquanto Blazek foi o pior lolol..enfim ao menos é mais uma vitória para o ranking e é sempre bom que as equipas portuguesas ganhem nas provas estrangeiras.."a ver se se safem" lá dizia o outro lol