Friday, February 22, 2008

Antevisão dos oitavos-de-final da UEFA

Após a eliminação de Basileia e Nuremberga, o Sporting e o Benfica têm já em mente o confronto seguinte, que opõe os lisboetas ao Bolton e ao Getafe, respectivamente, equipas cuja produção futebolística supera em muito os rivais anteriores.

Perspectivando os encontros, posso dizer que o Benfica encontrará uma equipa do Getafe que joga de forma muito compacta e à imagem de Laudrup-jogador: controlo do meio-campo com recuo dos avançados, dando ao adversário a sensação de um ataque inócuo e, quando menos se espera, já a dinamite rebentou na baliza, fruto do avanço por parte dos avançados quando vêem que estão reunidas as condições para um bom ataque. É por isso uma equipa que muitas vezes prefere não atacar, mas que quando o faz, gosta de fazê-lo bem, como tal, o primeiro pecado que o Benfica pode cometer é o da desconcentração. O outro pecado é o orgulho, pois olhando aos nomes do Getafe, os jogadores do Benfica poderão pensar "quem são estes?" e isso poderá ser fatal, pois apesar de não terem nome feito no futebol, o Getafe vive do colectivo e não das suas estrelas. Ainda assim, destacam-se De La Red no meio-campo, Ustari na baliza e Uche no ataque, provavelmente o melhor jogador do plantel.

Quanto ao Sporting, terá pela frente uma equipa que tem habituado bem os seguidores do futebol inglês, fruto da disponibilidade e atitude atacante que evidencia, sobretudo quando joga em casa. O Bolton é uma equipa sólida, formada através de investimentos avultados em jogadores internacionais, muitos deles com grande interesse mediático. É certo que saiu Anelka, provavelmente a maior referência da equipa, mas ficaram ainda Cahill, Diouf e Jaskelainen, entre outros que, possivelmente, lutariam pela titularidade nas principais equipas mundiais se lhes fosse condedida tal oportunidade. Frente a esta excelente equipa, o Sporting tem que ser muito forte e decidido e não pode, de maneira alguma, deixar-se levar pelo ambiente frenético que as equipas inglesas sempre provocam quando jogam em casa.

Tal como o Benfica, o Sporting tem que ser muito concentrado. Em termos tácticos não há muito que enganar: o Bolton joga no tradicional 4x4x2 em linhas, enquanto o Sporting prefere o mesmo sistema táctico mas em losango. Para mim, o jogo pelas linhas vai ser anulado e será pelo meio que as coisas se vão decidir, sendo que Diouf e Vukcevic/Romagnoli serão decisivos. O que não será decisivo mas que conta para a história, é que as equipas inglesas não se costumam dar bem a jogar fora. Outra coisa a ter em conta é que o Sporting costuma dar-se bem com equipas médias/altas da Inglaterra. Perspectivam-se pois quatro apaixonantes encontros. Oxalá que tenhamos oportunidade de falar dos encontros dos Quartos ainda com equipas portuguesas em prova.

4 comments:

Rui Gonçalves said...

Benfica e Sporting preparam-se para a eliminatória seguinte na Taça UEFA.
Os leões guardam boas recordações dos confrontos com equipas inglesas nesta competição e penso que poderão aspirar a passar à fase seguinte sem grandes sobressaltos.
Quanto à turma da Luz, vai tremer perante mais um adversário, pois sabe-se como são competitivas as equipas do campeonato espanhol e, vendo o futebol praticado pelo Benfica nesta época duvido que mais algum milagre salve a equipa nos derradeiros momentos.
Mas é nestas situações que o futebol é profícuo e que lhe dá, de facto, a beleza que lhe reconhecemos.

Cpmtos!

Pablo G. said...

Tengo ganas de ver al Benfica jugar contra un equipo español. Cómo está el Benfica? Y Rui Costa?
Saludos

Rui Gonçalves said...

pablo: o Benfica está a atravessar um mau momento, a equipa não consegue ter uma táctica definida e os jogadores estão com o moral muito em baixo.
Rui Costa é o único que joga ao seu nível: classe, talento, experiência e liderança. Ainda consegue dar muito à equipa e ao futebol com 36 anos e pode decidir uma partida.

Saludos!

PG aka Scorpion said...

esperemos ver ambas as equipas nos quartos uma vez que a produção no campeonato deixa muito a desejar. O sporting pratica bom futebol na uefa e contra bons adversários ao invés do que tem acontecido no campeonato..contra o bolton penso que não será excepção e se a equipa manter o mesmo nível, passará esta eliminatória. Já do benfica não sei o que esperar pois sinceramente sorte não lhes tem faltado e a tremedura que tem dado aos seus adeptos tem sido bastante mas esperemos que se safem tb..veremos..