Saturday, February 16, 2008

Manchester United - Arsenal (4-0)

O título desta crónica bem podia ser "o consumar de um novo 7" ou "Nani: força demolidora", tal foi o impacto do jovem português no jogo de hoje frente ao apenas e só líder do campeonato inglês e, provavelmente, a equipa que melhor joga actualmente, ainda que hoje tenha sido dizimada pelo jovem prodígio. Mesmo que o Arsenal se possa defender dizendo que jogaram sem Adebayor, também o Man Utd deixou de fora Cristiano Ronaldo e Tévez.

A história do jogo começou a ser definida desde ínicio, com o Man Utd a assumir as despesas de jogo, enquanto o Arsenal jogava na expectactiva, atacando sempre que podia através de passes longos e a rasgar a defesa adversária. Num desses lances, Hleb ganha a ala esquerda mas vê-se desarmado imponentemente pelo pior dos defesas dos reds: Wes Brown. Estava desde aí definido o rumo do jogo.

Foi então que, sem surpresa, aos 17 minutos de jogo, Nani marca um bom canto para o coração da área, o qual a defesa repele com uma cabeçada fraca que fica na cabeça de Anderson que volta a colocá-la junto à zona de penalty, aparecendo aí o pequeno Rooney que ganha a bola de cabeça ao alto Hoyte e atira para o fundo das redes. Depois de Brown, outra demonstração do poderio físico e de poder de antecipação por parte do Man Utd.

Visivelmente desnorteado e acossado pelas investidas dos red devils, o Arsenal viu então passado dois minutos do primeiro golo, um jogada magistral de Nani pelo flanco esquerdo, desambaraçando-se este dos defesas que lhe apareceram na zona de corte, centrando posteriormente para onde estavam Fletcher, Rooney e o desamparado Gallas, que na minha visão, acaba por ser o último a tocar na bola e a fazer o auto-golo, embora não pudesse fazer melhor que isso. Ainda antes do intervalo e sem qualquer tipo de reacção por parte dos de Londres, Nani marca o terceiro com uma excelente finalização e após soberbo passe de Carrick.

No retorno do intervalo, o Man Utd abrandou o que permitiu uma ligeira reacção do Arsenal, que no entanto estava hoje fora do mapa e não conseguiu criar nada de muito relevante para reduzir a vantagem red. Au contraire, o Man Utd aproveitou a calma do jogo (Wenger já havia retirado Fabregas do campo, mostrando que já não esperava nada do jogo) para fazer corar a face dos adeptos contrários e de Gallas, que no dia antes havia chamado Ferguson de arrogante. Sem contemplações, Nani arranca mais um soberbo cruzamento que Fletcher aproveita para colocar o marcador num conclusivo 4-0.

Nani esteve em todos os golos e foi a estrela do jogo, ainda que Fletcher o tenha acompanhado magnificamente. Terá sido Nani-Fletcher uma dupla de ocasião ou vamos vê-la a ganhar protagonismo à outra dupla Rooney-Ronaldo? Seja como for, ficou hoje provado que o plantel do Manchester United é hoje um dos, senão o melhor, plantéis do mundo. Quanto ao Arsenal, faltam-lhe ainda alguns nomes experientes para os exigentes jogos de mata-mata.

Como curiosidade ficam ainda algumas das coisas que li aquando e depois do jogo:
  • The Gunners may top the Premier League but they were outclassed in a fiery clash at Old Trafford. The Sun
  • Arsenal have been woeful; they've taken this dressing up like Spurs thing way too seriously. The Guardian
  • Arsenal's defending tonight has been little short of a complete disgrace. The Guardian
Nota: em alusão a uma crónica que aqui escrevi sobre Benitez, hoje foi dada mais uma facada na estratégia do espanhol, quando o Liverpool perdeu em casa com o Barsnley. Ficou demonstrado neste jogo que as reservas do Liverpool - escolhidas a dedo por Rafa - não dão conta do recado. Numa altura em que o treinador procura o apoio dos presidentes, este foi sem dúvida um passo atrás nessa demanda. Para piorar a situação, já de si muito instável, Benitez criticou a atitude dos seus jogadores, que no fundo, são os poucos aliados que ainda tem. Está para breve mais um chicotada...

3 comments:

Pablo G. said...

El Arsenal no está teniendo su año en las Copas, tiene que centrarse ahora en la Champions y especialmente en la Premier.
La jugada de Nani con dos bicicletas y el centro me recordó a Cristiano.
Saludos

Rui Gonçalves said...

Eu também tive o prazer de ver este jogo e foi demolidora a forma como o Man Utd encostou o Arsenal às cordas, não deixando a equipa de Wenger respirar. E fê-lo sem jogadores como Ronaldo, Tévez, Scholes, Giggs ou Hargreaves e, melhor, fê-lo com jogadores como Fletcher (2 golos!), Brown ou Carrick (já há algum tempo que não era titular, fabuloso passe para nani marcar o 3º golo).
Sem dúvida que Nani foi o homem do jogo, com 1 golo e 2 assistências mas muito perto de ser homem da partida foi, para mim, Anderson. Só com Rooney na frente, Alex Ferguson adiantou o médio no terreno e viram-se os resultados. Gilberto Silva nem sabia para onde se havia de virar...

Abraços!

PG aka Scorpion said...

Quando fletcher marca 2 golos é porque se pode ver que até uma equipa quase B do manchester (quase porque de B não tem nada lol) dá uma tareia a um Arsenal desorientado..
Nani..que se pode dizer grande jogo, grande equipa, grande plantel..afinal os milhões de investimento sempre valem a pena, porque já deram bastantes jogos a ganhar quer nos pés de Nani, quer de Anderson e mesmo que ainda não tenham compensado já vão a caminho de tal e disso não haja duvidas ;)