Friday, February 01, 2008

Astros da Catalunha

"Era la noche de Ronaldinho. Los flashes, todas las miradas, estaban puestas en la figura del brasileño, que estrenaba suplencia en el Camp Nou. Pero no. El ansiado regreso del '10' fue eclipsado por un fenómeno de apenas 1'70, de caminar cansino, parco en palabras pero inmenso sobre los terrenos de juego. "El día de mañana podré decir a mis hijos que jugué con Messi", afirmaba Thierry Henry durante la pretemporada. No se equivoca Tití. El argentino, colosal, con la pelota cosida al pie, hizo trizas a un Villarreal que soprendió por su escaso bagaje y su conservador planteamiento inicial. La majestuosa actuación de la La Pulga permitió a su equipo, el Barcelona, alcanzar las semifinales de la Copa del Rey y vislumbrar un atisbo de luz al final del túnel." in As.com


Quem diria, até Thierry Henry, astro do futebol mundial de há muitos anos a esta parte, se curvou perante o talento do pibe Leo Messi.
Curiosamente a "ascensão" de Messi como melhor jogador do clube catalão e jogador preferido dos adeptos está ligada à "queda" de Ronaldinho, outro mago, que já não goza do prestígio de há uns anos atrás, quer entre os adeptos culés quer entre os admiradores do futebol a nível mundial e a votação do FIFA World Player of the Year representa isso mesmo.

Talvez esteja a precisar de mudar de ares...

2 comments:

António said...

Não sei se uma mudança de ares lhe fará bem, pois o problema é mesmo de personalidade: tem peso a mais e não parece disposto a perdê-lo. Está a viver aquilo que acontece a grandes jogadores: depois de serem considerados os melhores pensam que sai tudo naturalmente e sem treino, porém, quando não sai, entram em depressão profunda.

Messi aproveitou bem a vaga de estrelato deixada em aberto por Dinho, mas penso que Iniesta acabou por ser o mais beneficiado, jogando mais e sendo mais incisivo na manobra da equipa.

Acho ainda que muitos dão o Barcelona como uma equipa a sofrer de galacticídio, mas não sei porquê, vejo-os como campeões espanhóis: têm melhor plantel, mais experiência de conjunto e têm sofrido muitas baixas no ataque (Dinho, Eto'o, Messi, etc). A defesa, apesar de não gostar de Valdez, tem apresentado uns números notáveis. E aliado a isto, o Real Madrid gosta imenso de viver no risco e perde jogos onde poucos esperam.

Rui Gonçalves said...

Concordo. Onde é que já vimos acontecer o mesmo na selecção brasileira?... A verdade é que o Barcelona acabou o campeonato com os mesmos pontos do Real Madrid mas este ano está ainda mais inconstante que o seu rival.

As baixas na equipa, sobretudo na frente de ataque como apontaste, por si só também não explicam a falta de criatividade e finalização da equipa em alguns jogos. Não nos esqueçamos que além de Eto'o há Henry, Gudjohnsen, Krkic, dos Santos, Messi... mas a verdade é que raramente os cracks tiveram oportunidade de jogar todos ao mesmo tempo.

Para terminar digo somente que o Barcelona já não é aquela equipa empolgante de outros anos e que a liderança ainda se encontra a uns pontos de distância. Acho que Barça e Real ainda vão ter de demonstrar mais regularidade, quer nas exibições quer nos resultados.

Hasta!