Sunday, March 30, 2008

Reis de Inglaterra e a ilusão dos media nacionais

Ouvi estupefacto no último jogo da selecção o comentador a dizer que Ricardo Carvalho não havia marcado qualquer golo nesta época. Esse senhor, além de ter uma estranha visão estatística dos defesas, não ficou sem resposta. Exactamente no jogo deste fim-de-semana, Carvalho resolveu os problemas de finalização do Chelsea, contribuindo decisivamente para uma vitória dos londrinos, que assim continuam na perseguição ao Manchester United. Estes últimos vão embalados para o bi-campeonato, usando e abusando do combustível Ronaldo, que dizem os experts que ainda há pouco tempo criticavam o seu individualismo, ser actualmente o melhor do mundo.

Devo confessar que neste Domingo devo ter visto o golo de calcanhar do Ronaldo umas 30 vezes. Não me chamem fanático, chamem-me antes preguiçoso ou qualquer outro adjectivo ilustrador de um dia inteiro a ver TV. De qualquer forma, o que quero relevar é o seguinte: Ronaldo está numa forma fantástica, mas por favor, não o ponham já no Olimpo, pois como se sabe, a queda é maior conforme mais alto se está. Não que isto aconteça na cabeça de Ronaldo, que me parece ter humildade para saber que não passa de um excelente período de forma, mas todos sabemos que tal ilusão acontece nos media. Exemplo claro: Vanessa Fernandes. A triatlista habitou mal os media nacionais e hoje, a notícia do seu 2º lugar era associada à palavra "perder", quando esse mesmo 2º lugar equivaleria, caso Vanessa não tivesse ganho nada até então, ao melhor resultado de sempre do Triatlo português! Podemos partir daqui para isto: tudo o que não seja a vitória de Vanessa nos Jogos Olímpicos, será uma derrota nacional. Nada mais errado, além do facto de colocarem uma pressão absurda em uma atleta que parcos apoios tem.

Rematando, os nossos media estão a seguir uma lógica tablóide que em nada ajuda o desporto nacional. É importante que se fale dos atletas e dos clubes quando estes não estão em destaque positivo ou negativo. A Liga dos Últimos é possivelmente o programa que mais serviço público desportivo fez na história da televisão nacional, mas é claramente insuficiente. É preciso ir além da notícia, fazer exactamente o que a Liga dos Últimos faz mas em clubes de maior visibilidade e competitividade. O formato está lá, falta agora adaptá-lo.

Na minha pespectiva se preferem deixar tudo como está, tudo bem, é da maneira que continuo a olhar com mais atenção os campeonatos estrangeiros em vez do nosso. Não é falta de patriotismo, é mesmo causa-efeito.

1 comment:

Pablo G. said...

Ricardo Carvalho es un buen jugador. Saludos