Thursday, March 06, 2008

Esta foi uma má época europeia?

A eliminação do FC Porto aos pés do Shalke o4 deixou-nos apenas com 2 equipas nas competições europeias (Sporting e Benfica), isto quando foram 7 as equipas que participaram desde início nas mesmas. Quando 3 delas ficaram logo pelo caminho frente ao primeiro adversário (Belenenses, Paços e Leiria) falou-se muito de desastre e hecatombe de Portugal nos coeficientes deste ano, cenário que, felizmente, não se tem vindo a verificar integralmente.
Diria até mais: nem o mais positivo dos portugueses se atreveria a dizer que, depois de eliminadas quase metade das equipas portuguesas na primeira ronda da UEFA, chegássemos a Março com algum clube a disputar provas europeias. Pois bem, esses clubes existem e são ambos de Lisboa.

Ainda que enegrecidos por uma época trágica a nível doméstico, estas duas equipas constituem, depois de Bayern, Tottenham e Werder Bremen, um lote que ambiciona fortemente a conquistar a Taça UEFA. Seja pela história, pela juventude ou pelo tipo de futebol, Sporting e Benfica são muito respeitados pelos seus adversários, que olham com receio quando a bola sorteada é portuguesa.

Voltando à questão dos coeficientes, se acham que a época portuguesa está a ser má, o que dirão então os espanhóis? Gabando-se de ter uma das melhores Ligas mundiais, Espanha tem neste momento apenas 2 representantes nas provas da UEFA: Getafe e Barcelona, isto é, um intruso e um claro aspirante à conquista. E eram 8 ao início. Pelo contrário, Portugal tem 2 aspirantes cientes das suas dificuldades, que mesmo ficando pelo caminho nesta fase, já fizeram melhor que a representação lusitana de 2005/6 e que caminha a passos largos para superar a de 2004/5.
Em termos comparativos com outros países, Portugal ocupa o 8º lugar da classificação deste ano. Ainda que estejamos atrás de Escócia, Turquia e Rússia, temos francas possibilidades de os passar, visto que estes contam apenas com uma equipa a representá-los (Rangers, Fenerbahce e Zenit). Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha são para nós, de outro campeonato.

Concluíndo, esta não está a ser nem será a pior época dos últimos anos. É verdade que não se equipara à época de 2003/04 (FC Porto campeão europeu), no entanto está muito perto de atingir os pontos amealhados em 2004/5, ano em que o Sporting atingiu a final da UEFA.

Como curiosidade fica o rei deste ano: a Inglaterra. Em 8 equipas, apenas saiu uma. As 4 equipas da Champions por lá continuam e das 4 que conquistaram um lugar na UEFA, apenas o Blackburn foi eliminado. Em exemplo claro da força que a Premierleague tem nos dias que correm.

No comments: