Saturday, April 12, 2008

O prisma

Depois da goleada imposta pela Académica ao Benfica em pleno Estádio da Luz, impõe-se proceder a uma análise de tal feito. Vamos por partes:

O Benfica fez uma exibição ofensiva melhor do que grande parte dos empates a zero registados na era Camacho. Existiram oportunidades de golo, negadas por Pedro Roma e pelo poste. Porém, em termos defensivos foi possivelmente a pior exibição desde Vigo, ou seja, todo o trabalho defensivo de Camacho foi deitado abaixo por Chalana. Talvez a posição de ambos enquanto jogadores explique o que cada um prefere em termos tácticos. Seja como for, o espanhol deixou o Benfica seguro no 2º lugar, enquanto Chalana arrisca-se a acabar em 5º ou 6º. Chalana, mais do que ninguém, já deveria saber que não existe ataque que valha sem uma grande defesa. Mesmo o grande ataque do Manchester United na actualidade joga com 4 defesas e habitualmente, 2 trincos.

Isto é o futebol, que ainda assim é o mais fácil de compreender. O que é difícil de compreender, é exactamente o universo benfiquista.
- Qual deve ser o papel do presidente?
- Deve ser de dirigismo ou de comunicação? Económico ou social?
- Como é possível que o treinador confesse que a saída de um jogador (Simão) seria um pesadelo e esse mesmo acabar por ser transferido?
- Porque se despede um treinador à 2ª jornada?
- Porque se compram extremos para não jogar (Adu e Coentrão) e esquecem-se de ir buscar laterais?
- Qual o impacto das palavras e actos dos adeptos no rumo do Benfica?

São demasiadas questões, que quando colocadas ao presidente, são refutadas através da dialéctica "o Benfica está a ser perseguido."

O Benfica, para a sua própria saúde, tem que ser ouvido. O Benfica é feito pelos seus sócios e simpatizantes e não pelos negócios dos empresários. Não se admite que o Benfica, enquanto grande representante do futebol português, tenha uma equipa júnior onde os jovens portugueses são escorraçados. O Benfica é neste momento um espelho dos clubes belgas, que foram totalmente consumidos pela lógica do jogador-mercadoria.

Não há outro prisma para análise do Benfica que não seja o das respostas para as questões dos seus adeptos. Sem elas, o Benfica continuará mergulhado na ilusão. Resta saber se como um Prometeu que roubou o fogo aos deuses (ou os sonhos aos adeptos) ou como um Tântalo que tudo quer e nada alcança.

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.