Tuesday, March 11, 2008

Debate à inglesa

O The Sun (tablóide inglês recorrente deste blog) tem hoje como notícia-bomba a possível dispensa de Xabi Alonso do Liverpool, por motivos extra-futebol. Os acontecimentos são fáceis de explicar: a mulher do jogador espanhol está prestes a dar à luz e Xabi quis ficar com ela para assistir ao parto em vez de se juntar à equipa que partira para Milão de manhã, onde vai jogar com o Inter a 2ª mão dos Oitavos da Champions.
O jogador ainda disse a Benitez que se o processo fosse rápido ele apanharia o avião o mais rápido possível, mas Benitez fê-lo saber que teria de decidir ir com a equipa ou então não valia a pena. Assim a equipa foi pra Itália e Xabi Alonso ficou na ilha.
Nos diversos comentários à notícia é interessante de notar a discrepância de opiniões, fazendo uns valer o profissionalismo e outros a vida. Nos que defendem o profissionalismo a opinião mais unânime diz-nos que o profissional que ganha milhões tem que cometer alguns sacrifícios pessoais, entre os quais o afastamento da família em situações cruciais da vida. Pelo lado da vida, há uma corrente defensora de que a oportunidade de assistir ao nascimento do primeiro filho é insuperável por qualquer outro tipo de compromisso, ao passo que há muitos outros que simplesmente apelam à calma e dizem que o futebol deve ser encarado de forma mais leve e não tão séria, sob o risco destas situações acontecerem cada vez mais e as equipas serem vistas como regimes ditatoriais.

Na minha opinião, acho que a culpa - como já vem sendo hábito - é de Benitez. Para sanar tudo isto o espanhol podia simplesmente ter dado a Xabi Alonso a oportunidade de se juntar à equipa assim que pudesse ou então conceder-lhe uma ou duas folga para estar junto da mulher nesse momento feliz mas difícil. É certo que o treinador espanhol quis acima de tudo dar o exemplo, protegendo o grupo e dando a entender que as regras são iguais para todos, mas tendo em conta a sua metodologia tensa e rígida, dá cada vez mais a ideia que o Liverpool é hoje uma equipa que vive num género de regime, onde qualquer falha é penalizada e onde a vitória tem que ser conseguida a todo o custo, nem que se quebrem valores como a família.

P.S 1: Este é post 101 do blog. Já somos centenários, carago!

P.S 2: Mal saiu esta notícia de Xabi Alonso em Espanha, logo Barça e Real são dados como interessados. Ainda que para mim fosse no Atl. Madrid que Xabi encaixava melhor.

No comments: