Monday, March 24, 2008

Final da Carlsberg Cup - Taça da Liga

A final da Taça da Liga, quer queiramos quer não, foi um marco histórico no futebol português, para o bem ou para o mal.

Foi mais uma "festa da taça" numa prova onde se pretendia que as equipas apostassem em jogadores normalmente não titulares e onde os clubes mais pequenos tivessem outra chance de ganhar um troféu. Nesse sentido penso que foi um êxito em toda a linha.
A final em si decepcionou-me bastante, por ser jogada por duas equipas com um futebol atractivo ou pelo simples facto de ambos os treinadores e adeptos quererem um bom espectáculo de futebol. Nesse sentido penso que foi péssimo.
As duas equipas apresentaram um futebol enfadonho, de contenção e expectativa, ao nível do pior a que já tive o "prazer" de assistir esta época entre clubes portugueses. Poderão dizer que ambos os conjuntos têm os jogadores fatigados, seja pelo percurso nas competições europeias (caso do Sporting) seja pelo percurso nas competições internas (caso do V. Setúbal). Sem dúvida que há jogadores muito fatigados mas não penso que seja razão suficiente para tão pobre espectáculo, afinal de contas tratava-se de uma final e do direito à conquista de mais um troféu.

O Sporting apresentou o seu onze-base mas nunca conseguiu impôr uma boa dinâmica de jogo, muito por culpa do mau momento de Miguel Veloso e do recuo de Moutinho para colmatar essa "ausência", apesar do melhor jogador sportinguista ter sido o seu capitão. Liedson vem de lesão e ainda não está ao seu nível. Polga esteve muito bem.

O Setúbal apresentou também o seu esquema habitual mas nunca evidenciou aquele entusiasmo natural de equipa menor a disputar uma final, estando muito mais retraído a jogar do que no campeonato. Pitbull está num grande momento de forma e com grande confiança, os demais companheiros formam uma equipa coesa e nada mais.

Num jogo tão cinzento a melhor oportunidade veio através de um lance de bola parada, já na 2ª parte, num livre de Pitbull ao poste da baliza de Rui Patrício. Penso que isto demonstra a qualidade do jogo em si.
A disputa do troféu através dos penalties veio, enfim, trazer alguma emoção ao jogo e o Setúbal acabou por ser mais feliz, graças a boas defesas do seu guarda-redes Eduardo e à cada vez mais incompreensível tremideira dos jogadores leoninos quando têm de chutar da marca dos onze metros.

O balanço da prova deixo ao critério de cada um mas para mim o melhor da final da Carlsberg Cup foi isto:


Pronuciem-se, caros cronistas.

2 comments:

PG aka Scorpion said...

Sem duvida o melhor momento da taça...lololol

Rui Gonçalves said...

Foi só uma nota de humor sobre um jogo que me pareceu demasiado cinzento... no resto fica a imagem lol

Abraço