Thursday, December 07, 2006

UEFA Team of the Year 2006

Em resposta ao "desafio" lançado pelo co-fundador do "Crónicas da Bola" cá estão as minhas escolhas para a equipa do ano:

Buffon: elástico, experiente, espectacular, em suma, o guarda-redes.

Daniel Alves: sem dúvida que é hoje o melhor lateral-direito do Mundo. Um dos esteios das conquistas do Sevilha. Pena que Dunga opte (mal) por Maicon na Canarinha.

John Terry: a alma do Chelsea, líder incontestável da formação de Mourinho e da Selecção Inglesa.

Fabio Cannavaro: "termina" brilhantemente uma carreira recheada de sucessos. Um Mundial de excepção onde demonstrou todos os seus dotes de "destruidor de esperanças" e a conquista da Bola de Ouro. Notável!

Philipp Lahm: jogador de uma alta regularidade impressionante. Fez um grande Mundial, onde marcou um dos golos mais vistosos. Explodiu finalmente depois de "rodar" no Estugarda.

Steven Gerrard(cap): o esteio da equipa de Liverpool impressiona pela sua pujança física, técnica, remate portentoso e capacidade de liderança. Pena que Benítez teime em colocá-lo a médio-direito.

Cesc Fabregas: um "miúdo" cheio de talento. Surgiu lentamente na sombra de Vieira; quando o francês se mudou para o Inter agarrou o lugar na equipa de Wenger com 17 anos. Sem dúvida um dos craques do futuro, a par de Moutinho e M. Fernandes.

Kaká: o jogador brasileiro em melhor forma da actualidade. Carrega, "sozinho", com o Milan às costas. Velocidade, técnica, dribble, remate, potência física e capacidade de explosão. Um dos melhores do Mundo!

Ronaldinho: não o teria escolhido, não fosse a "má qualidade" dos jogadores a eleger na sua posição. Quando votarem perceberão o que eu digo. Ano muito tremido, Mundial para esquecer, mas foi campeão europeu e encantou todos com a sua magia.

Luca Toni: não é um craque, não é malabarista, não é supersónico. É simplesmente letal! Bota de Ouro 2006 (38J, 31G).

Thierry Henry: um dos mais sub-valorizados avançados do futebol actual, porque ainda não ganhou qualquer prémio individual de relevo. Desde 1999 no Arsenal, leva 169 golos, uma média de 24 golos por temporada. Nada mau? Façam as contas! Pena que não queira sair para uma equipa que lhe recheasse o currículo: Henry no Barça seria simplesmente genial!

Frank Rijkaard (Treinador): o António já disse tudo: ganhou a Champions, a Liga e dá prazer aos espectadores ver o Barça a jogar. Sem dúvida.

Se ainda não votaram na UEFA Team of the Year 2006 façam-no aqui.

PS: quero só referir o facto de que Gerrard aparece como médio-direito e não como médio-centro; o que é pena porque escolhendo Gerrard como médio-centro dava para votar em C. Ronaldo como médio-direito. Hajas injustiças!

3 comments:

Unknown said...

Olá. A minha opinião recai sobretudo em jogadores italianos, por causa do campeonato do mundo e em jogadores do Barça pela conquista da Liga e da Champions.

Gr: Gianluigi Buffon;
Defesas: Zambrotta, Cannavaro, Gallas e Grosso;
Médios: Cristiano Ronaldo, Pirlo, Kaká e Ronaldinho;
Avançados: Luca Toni e David Villa
Treinador: Frank Rijkaard.

P.S - Pelo menos, no Rijkaard e no Buffon estamos todos de acordo.

António said...

Estranho a escolha do David Villa...porque o escolheste?

Unknown said...

O David Villa, quanto a mim, é um avançado promissor. Fez boa dupla com o Fernando Torres na Selecção Espanhola; executou uma boa época ao serviço do Valência. É algo discutível, tendo em conta que tem Henry como evidência, mas não achas que ainda têm alguma hipótese de evoluir na carreira?


p.s - É o Nuno de Estudos Europeus, apesar desta alcunha no universo da blogosfera :P