Thursday, December 07, 2006

Favores?

Foi uma pena o Sporting e o Benfica não terem passado à fase seguinte da Champions League.
O Sporting tinha à partida o grupo mais complicado e, apesar de um bom começo, não conseguiu impor-se frente aos "tubarões" Inter e Bayern nem sequer frente ao Spartak de Moscovo que, com mérito, está na Taça UEFA.
O Porto beneficiou de estar no 2º pote para não ter de jogar com clubes bem mais fortes. Porém, o CSKA de Moscovo foi uma sombra da equipa que aterrorizou Alvalade, o Hamburgo decepcionou, com grandes jogadores e muitas lesões e onde só Van der Vaart, o mago holandês, se mostrou ao nível das suas capacidades. O jogo decisivo com o Arsenal foi em casa, com o empate a servir ás duas equipas e, por isso, um jogo insípido, de "fazer passar o tempo" só para o calendário. Ainda assim o mérito de ter chegado a esse jogo com a qualificação praticamente resolvida.
O Benfica fez jogos muito maus com o Copenhaga e o Celtic, ambos fora, averbando apenas 1 ponto nesses dois jogos, quando podia ter averbado, no mínimo 4, como de resto se viu nos jogos na Luz contra ambas as equipas. Deixou assim o apuramento "nas mãos" de uma quase utópica vitória em Manchester. O golo de Nélson ainda deu muita esperança aos benfiquistas mas o encolher da equipa e o constante despejar da bola traduziu-se no golo de Vidic, mesmo antes do intervalo. A estratégia de Fernando Santos em Alvalade não pode ser repetida durante 60 minutos em Old Trafford. O Man Utd não é o Sporting! O resto é história e só o capitão Simão Sabrosa conseguiu, de facto, provar que é jogador de outro campeonato na equipa da Luz.
O mais "engraçado" foi a conferência de imprensa de Alex Ferguson antes do jogo com o Celtic: disse, explicitamente, que como escocês queria que o Celtic passasse à fase seguinte da Champions. E não é que perdeu mesmo com o Celtic, desperdiçando inglório penalty de Saha e inúmeras oportunidades de golo, com o Celtic a marcar num dos poucos lances que criou em toda a partida?
Parece-me óbvio demais. À atenção dos senhores da UEFA se faz favor.

No comments: