Thursday, December 07, 2006

Equipas-sensação - Itália, o Palermo de Guidolin

Uma das equipas que melhor futebol está a praticar na Serie A é o empolgante Palermo, comandado por Francesco Guidolin.
Na baliza o experiente Fontana e o jovem Agliardi asseguram a inviolabilidade das suas redes. A defesa joga a 4, com Cassani à direita e Zaccardo à esquerda (defesa-direito de raiz mas adaptado com sucesso à esquerda, como Paulo Ferreira), ambos laterais bem italianos: seguros a defender, com bom posicionamento e jogo de cabeça, atacando consoante o jogo decorre pelo seu flanco ou não. Ao centro os regulares Biava e Barzagli (esteve no Mundial com a Squadra Azzurra) dão coesão ao sector.
No meio-campo estão Diana, sobre a faixa destra (auxiliando o lateral a defender e atacando com objectividade) e os "três carecas": Guana, médio-centro ao estilo de Pirlo; Corini (6 golos!), o capitão e patrão do sector, jogador temperamental que corre todo o jogo, estando sempre no sítio da bola para receber e passar, apesar dos seus 36 anos; e Bresciano, o australiano proveniente do Parma (também esteve no Mundial), que descai da ala canhota em diagonais para o centro, pois é destro. Outra opção regular de Guidolin recai sobre Fábio Simplício, brasileiro também proveniente do Parma, um jogador de força e raça, com apurado sentido de baliza e remate.
No ataque, em cunha entre os centrais, está o brasileiro Amauri, ex-Chievo, o goleador da equipa com 7 golos. Atrás como segundo ponta-de-lança, falso "dez" e falso "nove", joga Di Michele (5 golos), que deambula por toda a frente de ataque sempre à procura do passe letal para Amauri.
Uma bela equipa de futebol que sabe atacar como qualquer equipa latina e sabe defender como só as equipas italianas o fazem.
Estejam atentos portanto a este Palermo.

1 comment:

António said...

Ó Rui, explica-me lá porque se foi o Palermo abaixo nos últimos jogos. Falta banco ou faltam soluções na equipa?