Wednesday, December 27, 2006

Lyon - Os problemas da soberania

O jornal francês L'Equipe divulgou o melhor "onze" de 2006 em França. O Lyon, campeão 2005/06 e actual líder é a equipa destacada, preenchendo quase todos os lugares da equipa ideal. Assim temos do Lyon:

Coupet, Réveillère, Cris, Squillaci, Abidal, Juninho, Tiago, Malouda, Fred.

Quanto aos "traidores", estes são Pauleta do PSG e Ribery do Marselha (curiosamente ambos falados como reforços do Lyon antes do actual campeonato, prova de que o Lyon sabe donde vem o perigo interno).

Quanto ao treinador do ano, este foi Gerard Houllier (quem diria...).

E assim vai o campeonato francês, chato e pouco apelativo, fazendo lembrar os tempos do Penta portista. Convém relembrar que nesse tempo o FC Porto nada ganhou a nível europeu, tal como tem vindo a acontecer com o Lyon. Eu não acredito em coincidências, e como tal, cheira-me que também não é este ano que o Lyon triunfará na Champions. Falta-lhe competição interna que lhe permita manter um nível exibicional forte e acima de tudo, que lhe dê mais concentração.

Faltam ao Lyon mecanismos de defesa face a equipas de outros campeonatos. Em França é fácil porque as equipas são medrosas e só ganham pontos ao Lyon jogando em contra-ataque ou metendo o autocarro frente à baliza. Assim, quando jogarem contra uma equipa como o Barcelona (que nada tem a ver com o Real Madrid em fase de construção que o Lyon ganhou na fase de grupos da Champions) ou os matreiros Chelsea e Milan, o futebol francês cairá mais uma vez. E aí resta a inspiração de Juninho. O que mesmo assim, já não é mau mas pode vir a ser insuficiente.

No comments: