Sunday, April 25, 2010

Comentadores

Mais umas linhas sobre os ditos comentadores que pululam nas nossas televisões e que entram por nossas casas com "verdades absolutas" que me deixam, por vezes perplexo. Das duas uma, ou é suposto serem imparciais e analisarem crua e friamente os factos, jogos e resultados; ou então demonstram um inefável clubismo e "mau perder" que não conseguem, de modo algum, esconder nem disfarçar. Por aqui, no "Crónicas", nunca se escondeu o que quer que seja, pelo que a hipocrisia fica do lado de fora.
Desta feita ouvi João Gobern, da RTP N, falar sobre as últimas jornadas deste campeonato, dizendo que o Porto e o Sporting não estiveram no seu normal desempenho e que, com o Benfica da época passada, o Braga seria campeão. Ora, parece-me que há aqui "ses" a mais. Porque haveria lugar a inúmeras variantes da mesma "fórmula", onde se poderia concluir que Porto, Sporting e Benfica poderiam ter sido campeões também.
Da mesma maneira que, quando se falou sobre os campeões dos últimos anos, a prerrogativa era que o Porto havia sido sempre um justo campeão, por ser indiscutivelmente a melhor equipa, por jogar melhor, que teve um ano para esquecer em 2004/05, onde o Benfica foi "o menos mau" dos três grandes e só ganhou porque, mais uma vez, "Porto e Sporting fizeram uma época muito abaixo do normal". Ora, se Porto e Sporting estiveram abaixo do normal e fizeram uma época pouco mais do que sofrível, em nada o Benfica tem a ver com isso, porque foi, também, indiscutivelmente a melhor equipa e se observarmos do ponto de vista dos plantéis das três equipas, era aquela que menos alternativas tinha, logo a que menos hipóteses tinha de ganhar o campeonato e ainda assim ganhou-o, com todo o mérito. Este ano, com o Porto e o Sporting novamente abaixo do normal, se não fosse um grande Benfica, o Braga seria campeão e ponto final. Nada mais falso. O Benfica é líder sem discussão, pratica o melhor futebol, marca mais golos e, tudo indica, vai ser campeão.
A verdade dos factos é apenas uma: Braga, Porto e Sporting estão, respectivamente, a 6, 11 e 24 pontos do líder Benfica a 3 jornadas do fim.
O Braga está, de facto, a fazer um campeonato muito acima das expectativas, estando a lutar pelo título até ao fim, como nunca esteve na sua história, portanto há que dar mérito à sua estrutura, jogadores e equipa técnica. Por outro lado, Porto e Sporting só se podem queixar de si próprios, dos seus dirigentes, técnicos e jogadores, que demostraram incoerência, má gestão e irregularidade ao longo desta época.
E estando no campo dos "ses" também eu levanto um: se o Braga não estivesse a fazer o melhor campeonato da sua história, o Benfica já tinha sido campeão há muito tempo.

4 comments:

António said...

É verdade que o Braga em circunstâncias normais até seria campeão, tal o número de pontos que agora acumula. Lembrar que o Benfica de Trap foi campeão com meros 65 pontos, enquanto o Braga leva 64 com ainda 9 por disputar.

Agora não se pode é tirar mérito ao Benfica, que na 2ª volta leva até ao momento 37 pontos em 45 possíveis, sendo que pode atingir os 43. Se não há mérito nisto, então não sei o que mais pode ser parabenizado.

Possivelmente o que esse comentador queria era que o Braga fosse como o Twente, que se tudo correr como devido ganhará a Eredivisie, isto apesar de ter um goal average claramente inferior ao Ajax. Os campeonatos fazem-se de pontos e se o Benfica faz mais que os outros, é justo e merece ser reconhecido. Se a isso alia um futebol de alto gabarito, melhor ainda.

Grande Abraço

Anonymous said...

A veces suele pasar esto. Un equipo hace una muy buena temporada y resulta que aparece otro que hace otro muchísimo mejor, y al año siguiente el nivel baja y el menos malo es el campeón.

Un saludo

Pedro Garcia Millan said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Pablo G. said...

Por lo que entiendo con mis limitaciones con el idioma, estoy bastante de acuerdo. Saludos