Sunday, April 04, 2010

As decisões

Talvez seja a altura de todas as decisões. Últimas jornadas nos campeonatos domésticos, só as melhores equipas lutam pelas competições europeias, os jogadores estão mais desgastados e têm ainda vários jogos decisivos pela frente. Mas dita o consenso que é a altura de todas as emoções.
Passando um olhar pelos principais campeonatos europeus, fica a ideia de cada vez mais estarem equilibrados, com as equipas dos lugares cimeiros separadas por poucos pontos.



Comecemos pela França, cujo "Championnat" é um exemplo disso. Os seis primeiros estão separados por apenas 3 pontos, sendo que o Bordéus e o Marselha têm menos 2 jogos. Tem estado equilibrado com o Lyon menos em forma do que em anos passados e um ror de equipas entre as quais o Montpellier, o Auxerre e o Lille.

Sensação: Montpellier - Jogando num compacto 4x2x3x1 a equipa de Girard tem feito um campeonato notável para quem tem estado arredado há muito da luta pelo título. Tem no avançado Montaño, com 10 golos, a sua maior arma.



Em Inglaterra o campeonato resume-se agora numa luta a três entre Chelsea, Man Utd e Arsenal, com 74 pts, 73 pts e 71 pts respectivamente, sendo os red devils têm mais um jogo e faltam apenas 5 jornadas para o fim da competição. A irregularidade do City afastou os citizens definitivamente da luta pelo título, tendo 4 e 6 pts à maoir sobre Tottenham e Liverpool na discussão pelo último lugar de acesso à Champions.

Sensação: Fulham - situando-se num confortável 12º lugar, a 11 pts da linha de água, é quase garantida a permanência do Fulham na Premier League, isto para um clube com um dos orçamentos mais modestos do principal escalão e quase condenado à partida para esta época. Além da superação interna, os cottagers fizeram ainda um brilharete na Liga Europa ao eliminar a Juventus por esclarecedores 4-1 em Craven Cottage. Roy Hodgson comanda um tradicional 4x4x42, onde se juntam alguns experientes jogadores destas andanças, formando um grupo sólido e fiável: o GR Schwarzer, os defesas Konchesky, Hangeland e Shorey, os médios Danny Murphy, Zoltan Gera e Simon Davies, os avançados Andy Johnson e Bobby Zamora, tendo em Damien Duff e Clint Dempsey os principais jogadores.



Na Serie A, o empate do Inter de Mourinho abriu as portas da liderança à Roma de Ranieri, numa espécie de luta entre "inimigos figadais" que são os técnicos de ambas as equipas, num conflito que já vem dos tempos de inglaterra. Há que dar mérito aos romanos, que souberam aproveitar a boa forma de Vucinic, Méxés e companhia, liderados por De Rossi, mesmo com a ausência do capitano Totti e com as saídas de jogadores como Aquilani. A 5 jornadas do fim, 1 ponto separa ambas as squadras com o Milan a 3 pts dos interistas. Destaque ainda para a grande época de Sneijder ao serviço do Inter.

Sensação: Palermo/Sampdoria - Miccoli e companhia estão a fazer um grande campeonato, não podendo lutar pelo título mas nunca desarmando na luta pelos lugares de acesso à Europa, estando agora em condições de disputar o 4º lugar, que dá acesso à Champions. Com os mesmos pontos está a Sampdoria de Del Neri, umaequipa cujo jogo seduz, muito por culpa da terrível dupla Pazzini-Cassano, com 14 e 7 golos respectivamente e muito trabalho a abrir as defesas contrárias. Com os "carregadores de piano" Palombo e Tissone no meio-campo, Semioli nos flancos e Zauri, Rossi e Ziegler na defesa, o "11" fica equilibrado em todos os sectores, sendo que no ataque tem aquela ponta de genialidade, entrega e instinto de Cassano e Pazzini.



Em Espanha, o Barça continua a ditar leis, com o seu futebol inigualável feito da magia dos seus intervenientes: Xavi, Iniesta, Ibrahimovic, Pedro, Henry e, claro, Lionel Messi. O argentino tem estado simplesmente imparável e a todos encanta com o seu génio. O duelo com o Real terá sido o último passo na caminhada para o título, que já não deve fugir aos "culés". Os madrilenos, mesmo com Higuaín e Ronaldo em forma, não tem conseguido dar a réplica mais forte, tendo em Káká um elemento algo intermitente devido aos problemas musculares, em Benzema uma decepção e em Pepe a falta de segurança defensiva.

Sensação - Mallorca - Grande prestação dos comandados de Manzano estão em 4º lugar a 7 pts do Valencia e com um de vantagem sobre o Sevilha. Mais uma equipa muito compacta com jogadores já muito rodados no pricipal escalão do futebol espanhol, como o keeper Aouate, Josemi, Gonzalo Colsa, Aduriz, Borja Valero, Marti, Suarez, Ivan Ramis e onde o português Nunes também tem tido papel de destaque como esteio da defesa maiorquina.

No comments: