Mais umas linhas sobre os ditos comentadores que pululam nas nossas televisões e que entram por nossas casas com "verdades absolutas" que me deixam, por vezes perplexo. Das duas uma, ou é suposto serem imparciais e analisarem crua e friamente os factos, jogos e resultados; ou então demonstram um inefável clubismo e "mau perder" que não conseguem, de modo algum, esconder nem disfarçar. Por aqui, no "Crónicas", nunca se escondeu o que quer que seja, pelo que a hipocrisia fica do lado de fora.
Desta feita ouvi João Gobern, da RTP N, falar sobre as últimas jornadas deste campeonato, dizendo que o Porto e o Sporting não estiveram no seu normal desempenho e que, com o Benfica da época passada, o Braga seria campeão. Ora, parece-me que há aqui "ses" a mais. Porque haveria lugar a inúmeras variantes da mesma "fórmula", onde se poderia concluir que Porto, Sporting e Benfica poderiam ter sido campeões também.
Da mesma maneira que, quando se falou sobre os campeões dos últimos anos, a prerrogativa era que o Porto havia sido sempre um justo campeão, por ser indiscutivelmente a melhor equipa, por jogar melhor, que teve um ano para esquecer em 2004/05, onde o Benfica foi "o menos mau" dos três grandes e só ganhou porque, mais uma vez, "Porto e Sporting fizeram uma época muito abaixo do normal". Ora, se Porto e Sporting estiveram abaixo do normal e fizeram uma época pouco mais do que sofrível, em nada o Benfica tem a ver com isso, porque foi, também, indiscutivelmente a melhor equipa e se observarmos do ponto de vista dos plantéis das três equipas, era aquela que menos alternativas tinha, logo a que menos hipóteses tinha de ganhar o campeonato e ainda assim ganhou-o, com todo o mérito. Este ano, com o Porto e o Sporting novamente abaixo do normal, se não fosse um grande Benfica, o Braga seria campeão e ponto final. Nada mais falso. O Benfica é líder sem discussão, pratica o melhor futebol, marca mais golos e, tudo indica, vai ser campeão.
A verdade dos factos é apenas uma: Braga, Porto e Sporting estão, respectivamente, a 6, 11 e 24 pontos do líder Benfica a 3 jornadas do fim.
O Braga está, de facto, a fazer um campeonato muito acima das expectativas, estando a lutar pelo título até ao fim, como nunca esteve na sua história, portanto há que dar mérito à sua estrutura, jogadores e equipa técnica. Por outro lado, Porto e Sporting só se podem queixar de si próprios, dos seus dirigentes, técnicos e jogadores, que demostraram incoerência, má gestão e irregularidade ao longo desta época.
E estando no campo dos "ses" também eu levanto um: se o Braga não estivesse a fazer o melhor campeonato da sua história, o Benfica já tinha sido campeão há muito tempo.