Thursday, April 24, 2008

Apenas uma nota

Há comentários proferidos durante um jogo de futebol que estou simplesmente farto de ouvir.
Um deles é a distinção entre "derby" e "clássico" que, aparentemente, os nossos "experts" da bola continuam sem conseguir perceber.

Ora bem, o que se passa é muito simples meus amigos: o termo "derby", quando associado ao futebol, designa um jogo entre duas equipas da mesma cidade, não interessa se são do mesmo escalão ou não, seja Benfica-Sporting, Porto-Boavista, Amadora-Belenenses ou Atlético-Oriental. A expressão "clássico dos clássicos" também se aplica a um "derby", por ser mais do que um clássico.

Um "clássico" designa um jogo entre duas equipas rivais, que normalmente lutam pelos mesmos objectivos ou têm um mesmo nível de grandeza e história nos campeonatos nacionais. Benfica-Porto, Sporting-Porto ou Guimarães-Braga são exemplos de clássicos do futebol português.

Por isso excelentíssimos senhores Miguel Prates, Joaquim Rita, Jorge Coroado, Jorge Rosado (e outros que nem ouso mencionar) vão pesquisar, informem-se, leiam o Crónicas da Bola, façam o que quiserem mas, por favor, não voltem a trocar estes dois termos.
Vejam os comentários do grande Gabriel Alves: o homem tinha, de facto, expressões que não lembravam nem ao Diabo mas nunca se enganou a comentar um "derby" ou um "clássico".

No comments: