Sunday, January 13, 2008

O actual Benfica

O Benfica tem uma boa equipa. Penso até que é a melhor equipa da década, como Luís Filipe Vieira fez crer aos benfiquistas em alto e bom som no início desta temporada. No papel é de facto uma grande equipa, senão vejamos:
  • Quim e Butt são bons guarda-redes habituados a grandes ambientes. Nenhum deles é melhor que Preud'Homme, mas como o belga há e houve muito poucos.
  • Nélson e Luís Filipe são jogadores responsáveis, mas aos quais falta concentração e regularidade. Miguel foi uma grande lateral direito do Benfica, mas antes dele ainda houve Sousa, Cabral e outros bem piores que os actuais elementos. Do lado esquerdo, Léo é dos melhores laterais que o Benfica teve na última década.
  • Luisão, David Luiz e Edcarlos são defesas centrais muito fortes. Não é por eles que o Benfica tem um plantel fraco. Zoro não está devidamente ambientado ao nosso futebol.
  • Petit e Katsouranis são habituais titulares nas suas selecções, ao passo que Binya demonstrou ter qualidade para jogar no Benfica.
  • Rodriguez, Maxi Pereira, Adu e Di Maria são contratações a pensar no futuro e a garantir desde já uma enorme qualidade ao plantel. Longe vão os tempos em que era Simão e talvez Geovanni se tivesse para aí virado.
  • Rui Costa se jogasse num candidato ao título dos melhores campeonatos europeus ainda e sempre desequilibraria. Nuno Assis é uma boa alternativa que precisa de jogos.
  • Cardozo tem potencial para se tornar numa referência, Nuno Gomes marca mais golos com alguém ao lado e Mantorras dinamiza as hostes encarnadas. No papel parece um ataque curto, mas com soluções.
Basicamente o Benfica é óptimo no papel, mas em campo a equipa tarda em jogar enquanto bloco. Para mim existe vontade de vencer, mas essa passa pela individualismo da acção e não pelo conjunto. Em termos de FM, o Benfica tem de facto a melhor equipa da década, repleta de internacionais e de jogadores com óptimos atributos. Contudo (voltando de novo à realidade), falta para mim algo essencial para a motivação da vitória, ainda mais que o jogar de forma compacta entre os sectores: falta benfiquismo ao Benfica. Os jogadores só correm quando o adversário é grande e dá projecção ou quando o prémio de jogo é bom. O Benfica que atingiu os Quartos-de-Final da Champions em 2006 tinha pior plantel mas conseguiu ser mais equipa que o da época presente.

No comments: