Thursday, January 03, 2008

Adeptos

Em mais uma estatística trazida pelos ingleses (desta vez pela revista UK Football), o AC Milan ocupa o primeiro lugar no que respeita aos adeptos mais vibrantes. De acordo com a mesma publicação, Real Madrid (2º) e Galatasaray (3º) completam o pódio dos adeptos mais fervorosos quando toca a puxar pelas suas equipas. Não sei quais os critérios que compõem esta votação, mas não devem ser de certeza os mais adequados, pois no 5º lugar desta votação surge... o Sporting de Braga! Aqui fica a lista dos 10 mais:

1.º AC Milan
2.º Real Madrid
3.º Galatasaray
4.º Panathinaikos
5.º Sp. Braga
6.º Liverpool
7.º Bayern Munique
8.º Barcelona
9.º Fenerbahçe
10.º AEK Atenas
-----------------------
15.º FC Porto
37.º Benfica

Para mim está claro que se sucedeu um dos seguintes cenários:
  1. A votação deve ter sido online e apenas os adeptos do Braga devem ter descoberto que esta existia
  2. Alguém cometeu um erro visual (deve ter visto o João Pinto no Braga e pensou que ainda era o Benfica)
  3. Alguém cometeu um erro geográfico (possivelmente queria referir Guimarães)
  4. Esta revista deve ser de humor e resolveu ironizar os clubes portugueses pondo no Top 10 o que menos apoia a equipa e que não consegue sequer ter casa razoáveis face a clubes como Bayern de Munique, Chievo ou Parma. O próprio presidente do Braga se queixa disso.
  5. O facto do Celtic ou Boca Juniors não constar no Top 10 é sinónimo que esta votação deve ter-se estendido a 15 ou 20 pessoas, cada uma fazendo a sua lista, de acordo com o álcool que tinha no sangue.
Enfim, uma votação que não serve para outra coisa senão rir. Tenho que me lembrar de não comprar essa revista, assim como de evitar o Record, pois este aproveitou esta estatística para fazer notícia. Concluindo, fica aqui a minha lista:

1.º Celtic Glasgow
2.º Liverpool
3.º Fenerbahçe
4.º AC Milan
5.º Galatasaray
6.º Boca Juniors
8.º Flamengo
7.º River Plate
9.º Real Madrid
10.º Shalke 04

No comments: