Thursday, January 31, 2008

Já tem 30 anos? Então já pode jogar no AC Milan!

Tem, possivelmente, o plantel com média de idades mais alta da Europa e talvez do Mundo. Nos últimos anos a experiência e qualidade dos seus jogadores ditou leis na Champions mas na Serie A tem andado arredado da luta pelo título há alguns anos. O último scudetto foi ganho na época 2003-04, ainda Rui Costa estava no clube rossonero. Sendo um clube que não tem problemas financeiros e que pode dispender qualquer quantia para ter um determinado jogador, o Milan é dos clubes menos agitados nos mercados de transferências, optando por contratações cirúrgicas em vez de gastar milhões de euros em vários jogadores como fazem, por exemplo, Chelsea, Liverpool, Real Madrid, Barcelona ou Inter.


Mas penso que está na altura de uma renovação profunda do plantel. Senão vejamos: na baliza o elemento mais novo é Dida (34 anos); na defesa o mais jovem é Bonera (26 anos) sendo que o elemento mais "jovem" a seguir a ele são Oddo e Nesta (ambos com 32 anos); no meio-campo tirando Gourcuff (21 anos) e Pirlo (já com 29), os restantes jogadores têm mais de 30 anos; no ataque é que a equipa se encontra mais renovada, com Kaká, Gilardino e Pato (25, 25 e 18 anos , respectivamente) mas ainda contando com a experiência de Ronaldo (31 anos) e Pippo Inzaghi (34 anos).
Há apenas 6 jogadores num total de 25 com menos de 30 anos.
Impressionante.

Sobretudo se pensarmos que no futebol actual as equipas apostam em jogadores cada vez mais jovens. Veja-se o caso de Messi, Bojan, Geovani dos Santos, Cristiano Ronaldo, Benzema, Rooney, Martins, tudo jogadores que começaram a jogar a titulares com 18 anos ou ainda menos. Excepção feita, está claro, a clubes com centros de formação de outra dimensão como Ajax, Sporting, Auxerre, Rennes, etc.
Penso que é caso para perguntar: "Sr. Carlo Ancelotti, não será altura de renovar o plantel?"
Até ver os títulos conquistados têm dado razão ao treinador do AC Milan. Mas até quando?

No comments: