Wednesday, May 14, 2008

ZENIT - Vencedor da Taça UEFA 2007/8

Pelo golo e pela atitude, Denisov foi o melhor em campo

E com inteiro mérito. Frente a um Glasgow Rangers muito conservador, os russos conseguiram uma bela vitória por 2-0 com golos de Denisov e Zyrinov. No que respeita à partida, a mesma é fácil de resumir: frente a uma equipa cujo maior interesse era defender a sua baliza, o Zénit passou toda a partida a "partir pedra", conseguindo à volta dos 73 min de jogo e numa jogada rápida pelo meio o primeiro golo que ruiu com a táctica de Walter Smith, treinador da equipa escocesa. Este, com o resultado desfavorável fez entrar 3 avançados nos 10 minutos seguintes, sendo o resultado disto uma autêntica nulidade ofensiva, pois cortou de vez com a transição defesa-ataque, já de si frágil ao longo de toda a partida. Pelo contrário, o Zénit não mexeu quase nada e conservou a sua estrutura até ao final, acabando o jogo com um golo excelentemente executado, sempre no limite do fora-de-jogo. Foi uma autêntica lição de coragem futebolística a desta equipa russa, que soube ao longo de toda a competição vencer todas os obstáculos que aparecerem, quer fossem equipas muito fechadas, quer fossem colossos do futebol europeu (Bayer e Bayern, por exemplo).

1 comment:

Rui Gonçalves said...

O Zenit venceu com toda a justiça a Taça UEFA frente a uma equipa que não merecia ter chegado onde chegou. Com excelentes executantes e uma rápida e fluida transição defesa-ataque-defesa, os russos dominaram o jogo e o adversário, acabando por vencer com mérito.
O Rangers pratica um futebol muito longe daquilo a que as equipas britânicas nos acostumaram. Talvez por isso tenha chegado à final; talvez por isso tenha perdido o jogo da final.
Não me espanta que o Zenit, campeão russo e vencedor da Taça UEFA, perca alguns dos seus melhores jogadores e, por consequência, algumas das suas perdas mais importantes como Malafeev, Domínguez, Pogrebnyak, Arshavin, Denisov ou Tymoschuk.

Abraço!