Monday, May 12, 2008

Um adeus anunciado

O campeonato há muito que estava decidido, faltando definir quem iria ocupar as vagas da Champions. Devo, desde já, dizer que nada disso me fez deslocar ao Estádio da Luz. Na noite de 11 de Março de 2008 tive o prazer de ver ao vivo as últimas jogadas de Rui Costa. Fiz questão de estar presente para o adeus anunciado do Maestro aos relvados.
Penso que os adeptos de outros clubes (eles que me perdoem se estiver enganado) não conseguem entender a relação entre os adeptos do Benfica e o seu ex-nº 10 e a reciprocidade que é devolvida por este tão grande futebolista. Muitas das vezes também eu não consigo entender o porquê deste estado de espírito. Mas sei o que sinto e o que os adeptos benfiquistas sentem.
Porque Rui Costa tem o que os grandes jogadores têm e é isso que os destingue dos demais: a sua qualidade é de tal maneira evidente que ultrapassa todo e qualquer tipo de clubismo ou nacionalismo. É por isso que saúdo os adeptos do Setúbal com os quais me cruzei à entrada para o estádio e que o aplaudiram de pé aos 86 minutos de jogo e na volta ao relvado da Luz; saúdo os adeptos italianos que se deslocaram de Milão até Lisboa a quem tive o prazer de indicar os lugares; saúdo os adeptos do Sporting e do Porto que tive oportunidade de ver estádio e que exibiam tarjas de agradecimento ao Maestro.
Mas acima de tudo saúdo Rui Costa por nos ter proporcionado todos estes anos de futebol com intenso aroma de classe e dedidação.
Não nos podemos esquecer que se despediu dos relvados um dos melhores jogadores europeus e mundiais, um dos melhores e mais emblemáticos jogadores da geração de ouro lusa, um dos melhores e talvez o último verdadeiro nº 10.
Fui ver os últimos passos do Maestro por todo o simbolismo e carga emocional que a sua despedida tinha: acabar a carreira no Estádio da Luz, perante o seu público, com a camisola 10 do seu Benfica.
Foi o único jogador de futebol por quem derramei lágrimas de alegria e tristeza.


Á tua Maestro!

PS: Para uma despedida em grande só faltou a Rui Costa ter ganho um campeonato neste seu regresso a Portugal e ter marcado um golo na noite de ontem. Mas não foi por isso que a festa foi menos emotiva e a despedida menos significativa.

2 comments:

1 said...

Amigo Rui!

Concordo com tudo o que dizes! Apesar da distância entre Lisboa e onde vivo, também eu através das imagens da tv sentia a emoção de assistir a um jogo em que quase nada estava em discussão. Não se falava em possível apuramento para a Champions ou em sonho em lá chegar! Pensava-se na despedida do GRANDE Rui Costa, no nosso Maestro que mesmo no estrangeiro nunca esqueceu o nosso SLB!

O meu Obrigado por tudo: pela dedicação, pela classe, pelo esforço, pelo sofrimento e, acima de tudo, pelo carisma que levava para o campo.

Obrigado por teres superado o ano de lesões e teres acabado a tua carreira no teu Estádio da Luz! Por estas razões, só podia chorar na despedida de um jogador como foi Rui Costa!

Rui Gonçalves said...

Viva!

Foi sem dúvida um momento marcante de um misto de emoção e tristeza, como o próprio referiu.
Só fiquei com pena que não tivesse ganho um título neste seu regresso a Portugal.
Um grande bem-haja Rui!

PS: continua a visitar-nos e a comentar aqui no Crónicas da Bola. O que nós queremos é debate, reflexão e opinião, tudo num ambiente saudável.
Abraço!