Tuesday, May 20, 2008

Classificação, desastres e decepções - Itália

Em resposta ao repto lançado pelo António, em mais um texto fabuloso, venho então lançar um olhar sobre o calcio desta época 2007/08.

O Inter foi uma vez mais campeão, mas desta feita sem ser tão autoritário e dominante como na época passada, muito por culpa da pressão feita pela Roma (belo futebol, a merecer mais do que segundos lugares consecutivos) mesmo até à última jornada.

A Juventus ficou num bom 3º lugar, isto depois de uma época na 2ª divisão, e fez um bom campeonato, com Del Piero e Trezeguet (Domenech... lol!) em grande plano como goleadores, Buffon, Nedved e Camoranesi em bom nível, mas sem J. Andrade e "sem" Tiago.

Em 4º lugar aparece a fabulosa Fiorentina de Prandelli que, em conjunto com a Roma, pratica do melhor futebol em Itália. Um merecido lugar de acesso à pré-eliminatória da Champions, um bom campeonato, apenas eliminado nas meias-finais da Taça UEFA pelo Rangers em penalties, num jogo em que fez cerca de 30 remates contra 4 ou 5 e jogou mais do que o suficiente para enfiar uma mão-cheia de golos aos escoceses... mas é isto o futebol.

Em 5º, a primeira decepção italiana: o Milan. tenho se ser sincero, para mim foi apenas uma meia-decepção, pois há muito que estou à espera de ver o Milan afundar-se na tabela classificativa. Um plantel demasiado veterano e até curto para uma equipa que aspira a ser campeã, de Itália e da Europa, e vai ficando adiada a renovação do plantel, onde apenas a classe e categoria de alguns jogadores vai mantendo a equipa de pé, como Pirlo, Seedorf, Gattuso, Nesta e Káká (alguns furos abaixo relativamente à época passada). Jogadores no plantel que não têm categoria para estar numa equipa como o Milan, como Kalac, Fiori, Simic, Favalli, Brocchi, aos quais se somam os veteraníssimos Maldini, Cafú e Serginho. Pode ser que este 5º lugar num campeonato sem calciocaos venha abrir os olhos aos dirigentes do Milan e apostem na renovação da equipa... mas pessoalmente não acredito.

Menção para os lugares europeus de Sampdoria e Udinese, equipas que sem jogar um futebol particularmente atractivo conseguiram criar dois "onzes" bastante coesos e com jogadores que fazem a diferença, como Castellazzi, Palombo, Volpi, Bonazzoli, Cassano e Montella (Sampdoria) ou Filipe, Zapata, Inler, Obodo, Di Natale e Quagliarella (Udinese).

Mais desilusões: o Palermo e a Lazio, em 11º e 12º respectivamente. O Palermo tinha vindo a fazer boas épocas, sempre em lugares europeus, e este ano decepcionou-me um pouco. Com jogadores como Agliardi, Zaccardo, Barzagli, Guana Bresciano, Simplício, Amauri ou Miccoli, poderiam ter feito muito melhor. Já à Lazio sucedeu o que acontece a muitas equipas que normalmente não marcam presença na Champions: na busca de bons resultados (que não aparecem) na prova-rainha da UEFA, a equipa fica cansada e faz maus resultados no campeonato interno. Também já aconteceu com o Bétis, Hamburgo, Bordéus e outros.

Outra desilusão esta época foi o Torino, 15º classificado da Serie A. Com um naipe de jogadores com qualidade como Rosina, Recoba, Corini, Ventola, Barone, Natali, Grella, Diana ou Di Michele também tinha a obrigação de estar mais acima na tabela classificativa.

Os despromovidos foram o Empoli, o Parma e o Livorno, claramente equipas com plantéis mais fracos e desiquilibrados. O Parma, numa crise financeira que se vai arrastando, é um dos casos mais flagrantes. Deixando sair os seus melhores jogadores sem colmatar essas ausências, foi sucessivamente caindo na classificação até à despromoção. O que não deixa de ser cruel para uma equipa que já deu ao futebol jogadores como Thuram, Cannavaro, Dino Baggio, Buffon, Frey, Crespo, Zola, Verón, Asprilla, Chiesa, Di Vaio, Gilardino, Sensini, Adriano, Mutu e onde militaram Sérgio Conceição e Fernando Couto, ainda na squadra transalpina. O Livorno, que andou anos a salvo da despromoção, muito por culpa dos mais de 20 golos por época de Lucarelli, deixou sair o seu goleador e o resultado está à vista.

Vamos ver como decorrerá o mercado de transferências para fazer depois uma análise à próxima época do calcio.

PS: António, ainda não me esqueci do texto sobre os grandes jogadores adversários. O Jordão está a caminho.

No comments: