Thursday, May 22, 2008

Manchester United - Vencedor da Liga dos Campeões 2007/8

A vitória da História sobre os €uros

Bota de Ouro + Melhor Marcador da Champions + Champions + Liga Inglesa = Bola de Ouro?

Pela terceira vez na sua História, o Manchester United vence a Taça dos Campeões Europeus. 50 anos após a tragédia de Munique que vitimou grande parte dos famoso Busby Babes, o Manchester multicultural de hoje soube honrar a sua memória, ganhando com mérito a maior competição europeia de clubes. Mérito pela caminhada que tiveram, pelos jogadores que têm, pelos automatismos que possuem e que ficaram expressos na jogada do golo e sobretudo, pela sua História. No jogo em si não seria nenhuma injustiça que o Chelsea levasse a orelhuda - até esteve muitíssimo perto disso, não fosse a escorregadela do grande Terry - mas penso que, no fundo, foi o futebol que ganhou com a vitória do Man Utd. Ganhou o futebol porque foi feita assim a digna homenagem aos Busby Babes, enquanto uma vitória do Chelsea não passaria de uma vitória do dinheiro sobre a paixão ao jogo. Paixão essa que ficou expressa em Terry e Lampard, jogadores que espero, não acabem a carreira sem ganhar uma Champions, pois são 2 jogadores apaixonados pelo clube que realmente a merecem. Ao contrário de por exemplo, Anelka, Ballack ou Shevchenko, meros mercenários de passagem, que se lhes ofereceram mais eles porão a trouxa às costas e seguirão caminho. De resto, gostei da exibição de Cech (sempre muito seguro), Joe Cole e o seu estilo abrasileirado, sempre criador de magia, Essien (apesar de ter começado mal, subiu de forma) e Malouda. Pela negativa, além dos arruaceiros*, fica também R. Carvalho, que de há uns tempos para cá tem demonstrado fraca apetência para as grandes decisões: será que tal como o português, toda a equipa sofre ainda com saudades das ordens de Mourinho?

Do lado do Man Utd, Cristiano foi Ronaldo (bestial) e Reinaldo (besta), na medida em que marcou um golo de cabeça de belo efeito que adiantou a equipa no marcador, para depois na decisão dos penalties marcar de forma displicente permitindo a defesa de Cech. Foi um penalty muito mal marcado, do pior que vi depois de Baggio em 94. Em sentido inverso, Van der Sar passou de besta, quando se colocou mal no golo do Chelsea, para bestial, quando defendeu o penalty de Anelka. Ferdinand e Vidic não se entenderam tão bem como sabem, Brown foi eficaz, Evra ganhou finalmente a Taça depois de perdê-la em 2004 frente ao Porto, o mito Giggs bateu o recorde de presenças em campo pelo Manchester United, Carrick esteve bem na transposição, Rooney foi uma sombra de si próprio e Nani entrou bem em campo, marcando de forma eficaz o seu penalty.

Sem mais, Parabéns aos campeões e venha mais para o ano!


*Arruceiros: Drogba, Ballack e Makelelé estavam mais preparados para entrar no Fight Club do que para jogar à bola, com Scholes, Hargreaves e Tévez no mesmo diapasão.

No comments: