Monday, May 19, 2008

Taça de Portugal 2007/08

A final da Taça de Portugal, disputada entre Porto e Sporting, acabou por ter um justo vencedor. A equipa leonina venceu com todo o mérito o direito a festejar a conquista da sua 15ª Taça, mercê dos dois golos de Rodrigo Tiuí. Foi a equipa que mais situações de golo criou e que conseguiu dominar a partida.

Derlei teve boas oportunidades no início do jogo mas não conseguiu desfeitear Nuno. Na resposta, Lisandro também não conseguiu melhor perante Rui Patrício, depois de boa jogada individual de Mariano.
Na 2ª parte, o jogo ficou marcado pela expulsão de João Paulo após entrada assassina sobre João Moutinho, em lance que "obrigou" Olegário Benquerença a mostrar o cartão vermelho directo ao jogador portista. Depois outro lance controverso onde não foi assinalada falta de Polga sobre Lisandro, ainda que fora da área mas sem dúvida lance para cartão amarelo.
Entrou então em cena Tiuí que marcou após passe de Romagnoli e contando ainda com uma tentativa desesperada de Pedro Emanuel para cortar o lance com a mão, traíndo assim o guarda-redes que viu a bola entrar na sua baliza. O Porto, reduzido a dez unidades, tentou ainda o empate mas o balanceamento ofensivo proporcionou o segundo golo do Sporting. Jogada de Djaló sobre a esquerda, cruzamento para a área, um corte de Lino de cabeça a fazer a bola subir e Tiuí, em remate acrobático (fazendo lembrar o golo de Miccoli em Anfield Road) a fazer o 2-0.

No final a festa foi verde-e-branca, sendo que o maior mérito desta vitória vai para Paulo Bento que, ainda que sem Liedson, conseguiu dominar e ganhar a uma equipa do Porto, quiçá demasiado relaxada por ter sido campeã nacional.

2 comments:

LEÃO DA ESTRELA said...

Ao juntar a conquista da Taça de Portugal ao segundo lugar na I Liga, que deu o apuramento directo para a Liga dos Campeões, o treinador Paulo Bento e a administração do Sporting respiraram de alívio, pois viram uma temporada irregular e marcada por problemas internos transformada numa temporada desportivamente bem melhor do que a anterior.

António said...

Acho que o melhor da final foi ver a cara desconsolada dos jogadores do FC Porto. Aquilo não era revolta como disseram os jogadores, mas sim incapacidade de fazerem frente ao Sporting. Eles sabem que não jogaram bem e é muito triste que se escondam debaixo da má actuação do árbitro (que foi má, mas gamou para os dois lados).

Abraço