Thursday, March 05, 2009

O novo Garrincha

Da entrevista concedida ao Público por Leonel Messi, ficaram-me no goto as seguintes frases, provas evidentes de uma maneira diferente de estar no mundo de futebol:

P: Segundo a Sports Illustrated, é o oitavo desportista mais bem pago do mundo. Que importância dá aos 35,8 milhões de euros que faz por ano?O dinheiro não o muda?
Messi: Não vou comentar. Às vezes tenho vontade de dar dinheiro para me deixarem sozinho com a bola.

P: Como explicaria esse golo [contra ao Getafe]a quem não percebe de futebol?
Messi: É difícil. Faz lembrar um do Maradona [contra a Inglaterra, no Mundial do México de 1986]. Mas nunca quis imitar o Maradona. Se é o melhor golo de sempre, não sei dizer. Saiu bem, controlei em velocidade, ultrapassei cinco jogadores, tive sorte no remate. Chega de falar de mim. Não gosto de falar bem de mim.

P: O talento não chega para fazer a diferença no futebol. Concorda?
M: Verdade. É preciso sacrifício e muita sorte também.

Messi é o cúmulo da humildade. Não o vemos em revistas cor-de-rosa, tal como não ouvimos falar das suas supostas namoradas. Enquanto miúdo que é tem a atitude real de alguém a quem tudo apareceu de repente e ainda procura perceber o que se está a passar. Não se deslumbra, gosta do que faz, não joga para a fotografia mas sim para o golo. Se toda a carreira for feita dessa forma estaremos não perante um novo Maradona ou Pelé, mas sim perante um novo Garrincha, tal é a sua facilidade em passar pelos adversários, o seu amor à finta, o seu encanto por aquilo que dá trabalho,a diversão que proporciona. Não sei se é melhor que Cristiano, sei sim que ficará na memória dos adeptos por boas razões, enquanto Cristiano tarda em desfazer-se da controvérsia.

1 comment:

Pol Gustems said...

Como siempre en sus declaraciones, Messi está correcto, aunque creo que la frase principal de ésta fue la que dijo desvinculandose de cualquier futuro madridista. Te pongo en mis links ;)

Saludos!