Tuesday, March 03, 2009

A importância do goleador na tabela classificativa

Numa altura em que os campeonatos dão o passo decisivo na decisão dos respectivos campeões, convém saber até que ponto importa às equipas que o seu goleador habitual esteja em forma e se for o caso, se a sua fraca performance acaba por destruir as hipóteses da equipa que representa. Segue-se assim uma de comparação entre os grandes de cada país com o respectivo comentário:


Man Utd: Ronaldo - 12
Chelsea: Anelka - 15
Liverpool: Gerrard - 9
Arsenal: Van Persie - 9

Comentário: Este seria um típico caso em que o goleador pertence à equipa melhor classificada, não fosse o facto de Anelka ter gasto a pólvora toda na primeira volta. A performance de Ronaldo está longe daquela do ano passado, mas ainda assim chega para situar a sua equipa no topo da classificação. A ausência de golos de Torres e de Adebayor explica o porquê da má classificação dos seus clubes e de acordo com o prólogo, é destruidora das ambições da equipa.


Barcelona: Eto'o - 23
Real Madrid: Raúl - 14
Villarreal: Rossi - 12
Atl. Madrid: Fórlan - 17
Sevilla: Kanouté - 10

Comentário: O melhor marcador pertence de facto ao primeiro classificado e o seu peso é tremendo, pois com a sua fraca performance no últimos jogos, o Barcelona perdeu a vantagem que tinha de 12 pontos para apenas 4. Melhorou entretanto o Atletico de Madrid com o olfacto de golo de Fórlan, enquanto os golos de Kanouté e de Rossi vão chegando para os campeonatos tranquilos das suas respectivas equipas. Quanto a Raúl, não marca muito, mas faz valer cada golo seu em pontos.


Inter: Ibrahimović - 14
Milan: Pato - 12
Juventus: Amauri - 12

Comentário: Mais um caso em que o melhor marcador dos 3 clubes em disputa pelo título pertence ao que se encontra em 1º. Não está a ser uma época fabulosa de Ibra, mas sim autosuficiente. Pato continua a crescer e não tardará em assumir quase toda a despesa do ataque milânes, ao passo que Amauri é o goleador da praxe na Juve até arranjarem um que lhes permita sonhar mais alto.


PSG: Hoarau - 15
Lyon: Benzema 12
Marseille: Koné - 7
Bordeaux: Cavenaghi - 13

Comentário: O facto do Lyon encontrar o seu primeiro lugar em perigo tem obviamente a ver com a performance brilhante do parisiense Hoarau, catapultador do PSG para lugares cimeiros. Cavenaghi não é jogador de momentos decisivos, mas serve perfeitamente para a tranquilidade em Bordéus, enquanto Koné é o espelho da falta de acerto do Marselha.


Hertha Berlin: Voronin - 7
Hamburg: Petrić - 9
Bayern Munich: Klose - 9
Wolfsburg: Grafite - 14

Comentário: Campeonato estranho, no qual o Wolfsburg veio de trás sob os golos de Grafite e procura ultrapassar os rivais que seguem estranhamente sem grande apetite pelo golo, tendo os seus melhores marcadores uma performance muito leve para esta altura. Claro que basta Klose e Toni despertarem e a Bundeliga fica praticamente decidida, mas enquanto não o fazem, o campeonato vai-se equilibrando e emocianando até ao fim.


AZ: El Hamdaoui - 20
PSV: Afellay - 11
Ajax: Luis Suárez - 13

Comentário: O AZ Alkmaar manda e os golos de El Hamdaoui são a base dessa liderança. os goleadores do PSV e do Ajax vão fazendo das suas, mas num campeonato em que as defesas são muito suaves, era apenas normal que tivessem no mínimo mais 5 golos cada, de forma a poderem discutir o título com a equipa de Van Gaal.


Porto: Hulk - 7
Sporting: Liedson - 8
Benfica: Cardozo - 7
Nacional: Nenê - 15

Comentário: O melhor marcador não reside nos clubes em disputa pelo título, mas isso deve-se sobretudo à sua excelente forma individual. Enquanto isso nota-se um grande equilibrio entre os 3 grandes, ao qual o campeonato, muito longe de decidido, não é estranho.

1 comment:

Pablo G. said...

Gran análisis, aunque en la Liga española falta Villa (Valencia). Saludos