Wednesday, March 11, 2009

Considerações finais sobre o Sporting - Bayern

É um facto que o Sporting foi sovado por 3 tubarões esta época. É igualmente verdade que em nenhum dos jogos se ficou com a sensação que com sorte até se ganhava. Nada disso. O Sporting de hoje foi basicamente o cúmulo de todos os desastres que foi acumulando ao longo dos jogos com Real, Barça e agora Bayern.

É importante agora atribuir culpas?
É, mas também é importante que se refira que Paulo Bento tem feito um bom trabalho num clube com parcos recursos. A sua abordagem nos grandes jogos já foi boa mas agora é calamitosa e isso é surpreendente e há que se questionar o porquê dessa mudança, no entanto não se pode deitar abaixo todo um trabalho de regularidade, de boa prospecção, e com excelente política de cantera, preenchido aqui e ali com alguns títulos, tudo por causa de uma eliminatória onde o favorito era claro.

Os números foram mais pesados do que todos esperaríamos, mas para mim tal resultado não deve ser motivo de despedimentos imediatos.

Digo isto porque ainda me lembro dos tempos negros de Carlos Manuel, Waseige ou Octávio Machado, onde a única esperança dos sportinguistas era ver no jornal do dia seguinte o nome da futura estrela (ou futuro embuste) que os administradores comprariam por uma pipa de massa.

Se querem mudar à força para voltarmos a esses tempos, então deixem-se é ficar com o que têm, porque pode ser mau mas ainda vai dando alguns títulos ao clube, assim como não o leva à ruína financeira.

Quanto à goleada, resta esperar uma resposta positiva da equipa no campeonato. Da mesma maneira que a história não apaga esta página negra, também não apaga o recorde de maior goleada imposta nas competições europeias: Sporting 16 - 1 Apoel Nicosia em 1963/64.
Não que sirva de defesa para o que quer que seja, serve sim para dizer que o tempo passa e os recordes ficam, importa é mudar as coisas para que os futuros recordes sejam positivos.

2 comments:

Pol Gustems said...

El Sporting no mereció un castigo tan grande frente al Bayern. Pese a que no comparta algunos criterios de Paulo Bento, en la ida la primera mitad pudo avanzarse cualquiera, y no fue hasta que marcó el primer gol (Klose?) que la cosa se desencadenó. Este Sporting peca de que cuando recibe un gol se viene abajo. Por cierto, visitaré Lisboa en breve y espero ir a algun partido del Sporting.

Saludos!

Pablo G. said...

Me dolió tanto castigo por mi cariño al Sporting y mi admiración por Moutinho (buen gol) pero ahora toca luchar para levantarse. Saludos