Tuesday, March 10, 2009

Notas sobre os Oitavos da Champions - I

Sporting 1 - 12 Bayern Munique

Foi uma eliminatória tão lamentável que nem revolta provoca, tal a diferença de nível entre as duas equipas. À partida pensei que seria um confronto justo com ligeiro ascendente dos bávaros, mas nunca pensei que chegasse a uma discrepância tão grande valores. Tendo em conta a campanha das equipas na Champions, nunca esperei que o Sporting superasse os números da tareia que levou do Barcelona, mas afinal conseguiram. Ao menos que aprendam a lição do professor Bayern para o sucesso na prova. As lições essenciais são 5, a saber:
  • Eficácia ofensiva: pelo menos 1 golo a cada 2 oportunidades)
  • Rigor táctico: as linhas nunca se desunem, tem que haver sempre compensação
  • Concentração total: cada falha resulta invariavelmente em perigo/golo
  • Empreendedorismo: há sempre objectivos, nunca se pode baixar os braços
  • Sorte: o último e decisivo factor para quebrar o equilíbrio

Chelsea 3 - 2 Juventus
É interessante de notar que os jogadores trazidos por José Mourinho aquando a sua passagem pelo clube inglês continuam a ser os que ainda marcam a diferença. No jogo de hoje foram Essien e Drogba a salvar a eliminação, pois a Juventus fez um jogo acertado e também muito eficaz. Destaque para o jovem Giovinco pela positiva e para Chiellini na negativa na Juve enquanto que no Chelsea viu-se hoje que a dupla de centrais está longe da afinação necessária enquanto Drogba continua bem vivo para amedrontar as balizas rivais.


Panathinaikos 2 - 3 Villarreal
Demonstrou-se hoje que o futebol acaba às vezes por fazer justiça. No primeiro jogo em Espanha o Villarreal podia ter goleado mas acabou empatado a um golo. Sabendo que seria dificil travar o submarino amarelo, os gregos adoptaram a táctica do fechar atrás à procura do 0-0 mas foram surpreendidos pela reaparecimento da eficácia do Villarreal, ausente no jogo de Espanha.
Segue em frente o favorito. Será que vão repetir a meia-final de há 3 anos atrás? O futebol do Villarreal actual é menos bonito que a antiga equipa de Riquelme-Fórlan-Franco, mas dá a impressão de ser muito mais compacta que essa.


Liverpool 5 - 0 Real Madrid
Onze do Real Madrid contra o Man Utd em 2002 (3-2):
- Casillas, M. Salgado, I. Campo, Helguera, Karanka, R Carlos, McManaman, Redondo, Savio, Morientes, Raúl.

Onze do Real Madrid contra o Liverpool no jogo de hoje (0-4);
- Casillas: S. Ramos, Cannavaro, Pepe, Heinze, Lass, Gago, Robben, Higuain, Sneidjer, Raúl.

Diferenças claras da equipa de 2002 para a de 2009:
  • Mais cantera, menos estrangeiros.
  • Mais mística, menos fortunas em salários.
  • Mais espanhóis, menos holandeses.
  • Mais trabalho, menos propaganda
  • Mais organização táctica da equipa (dá para perceber o sistema táctico só de olhar aos nomes), menos confusão na formação
Em suma, isto ajuda a explicar os motivos do desastre da equipa de Madrid.

No comments: