Sunday, June 22, 2008

"Super tranquilo"

Portugal não superou as minhas previsões e acaba a sua participação neste Euro à custa da Alemanha, equipa que já havia ganho a Portugal na atribuição do 3º e 4º lugar do Mundial 2006. Tal como nesse jogo, Schweinsteiger foi a figura, contribuindo hoje com um golo pleno de avançado e duas assistências, a última das quais com enorme contribuição de Ricardo (ficou a observar sem reacção) e o árbitro (houve carga sobre Ferreira). Seja como fôr, a Alemanha ganhou bem pois foi mais eficaz e experiente (apesar de ter equipa mais jovem). Faltou profundidade a Portugal no ataque, faltou liderança em momentos fulcrais e faltou sobretudo Ronaldo. Vale no entanto a verdade que não faltou qualidade à estrela portuguesa, mas sim resistência e pique na aceleração. De qualquer forma, acho que seria de todo injusto não considerá-lo o melhor jogador do mundo neste ano. Perto dele, apenas Torres. Perto dos números, ninguém.

De assinalar igualmente que acabou hoje a era Scolari na selecção portuguesa, período no qual o Sargentão soube construir uma equipa unida, com peças de excelência e outras mais pobres, mas sempre com o equilíbrio como nota dominante. Scolari despede-se dizendo de sua alma que está "super tranquilo" com o trabalho desenvolvido ao longo de 5 anos. Tem motivos para isso, embora alguns episódios nos façam perguntar: se ele é assim quando está tranquilo, como é quando está irritado? Caberá ao Chelsea provar agora desse veneno.
Quanto ao seu substituto, caberá a tarefa herculeana de recriar o espírito colectivo do brasileiro e claro, de não ceder às pressões externas. Se o conseguir, será certamente bem sucedido.

Finalizando, a Alemanha assume-se, após o jogo de hoje, como principal favorita na luta pela vaga da final entre o Grupo A e B do Euro. Se conseguirem então melhorar a sua defesa serão claramente os favoritos para a vitória.

Portugal
Positivo: O infatigável Deco. Pontas-de-lança com pontaria. Vontade de lutar perante a adversidade.
Negativo: Ricardo. Tenho que soletrar, pois já longe vai o Euro2004 e a sua defesa sem luvas. Esse jogo vai sendo apagado da memória a cada novo percalço de Ricardo, infelizmente para ele e para todos nós. Paulo Ferreira e Ronaldo passaram ao lado do jogo.

Alemanha
Positivo: A tara de Schweinsteiger com Ricardo. A perseverança e técnica de Ballack.
Negativo: Lehmann não é melhor que Ricardo, mas consegue dar mais segurança à defesa alemã. A choraminguice de Ballack.

No comments: