Monday, June 23, 2008

O mérito russo

Uma das mais agradáveis surpresas do Euro 2008 veio do frio. A Rússia de Hiddink pratica um futebol assente nas movimentações colectivas, através das quais liberta ao máximo os seus jogadores tecnicamente mais evoluídos e que mais conseguem desiquilibrar no um-para-um, como Zhirkov, Arshavin ou Pavlyuchenko.
Também contribui, a este nível competitivo, o facto de os jogadores que constituem a selecção russa serem praticamente todos oriundos de clubes do seu país de origem, cujo campeonato está a começar.
Não deixa, porém, de ser um grande mérito para Hiddink ter montado uma equipa sólida e muito forte nas transições ofensivas, mas que não deixa de ter algumas lacunas como apontou, e bem, o António.


Um ou outro espectador mais atento já teria previsto que a Mãe Rússia pudesse lutar por algo mais do que apenas passar aos quartos-de-final, depois de ver o Zenit ganhar, com todo o mérito, a Taça UEFA deste ano.


Referência para alguém que conseguiu brilhar mais do que Guus Hiddink nos jogos contra a Suécia e a Holanda: Arshavin. Se a sua exibição contra a Suécia teve mais sentido colectivo, contra os holandeses foi simplesmente fantástico do ponto de vista individual. Sozinho, dinamitou por completo a defesa laranja, trocou as voltas a todos quantos se lhe opuseram, Boulahrouz, Heitinga, Van Bronckhorst, partindo das alas para o centro em slaloms diabólicos ou efectuando passes de morte, fabricou o 1º golo, ofereceu o 2º e ainda teve tempo para coroar a sua exibição com um golo por entre as pernas de Van der Saar, ao ponto de irritar Ooijer com o seu talento. Superior controlo de bola, capacidade de arranque e velocidade, sentido colectivo e arrogância individualista q.b., na mais assombrosa exibição individual deste Euro 2008. Há muito que era apontado como um dos grandes valores do futebol russo mas talvez ninguém desse por ele se o Zenit não ganhasse a Taça UEFA e se Hiddink não estivesse ao leme da selecção.


Uma última referência para Pavlyuchenko, um avançado que deixou também meio-mundo assombrado com a sua movimentação e instinto goleador, embora só tenha ainda marcado 2 golos na competição.


Será que iremos vê-los na final?

No comments: