Thursday, June 19, 2008

O preço da teimosia

Domenech pagou enfim por toda a sua arrogância e teimosia. Frente a uma Itália capaz do melhor e do pior mas com opções pouco ou nada contestadas, o treinador francês armou-se literamente "em esperto", colocando Abidal a central e deixando Thuram no banco, o que acabou por constituir um grande erro. Contudo, o pior foi antes da competição, quando decidiu deixar Trezeguet de fora, indo em seu lugar o trapalhão Gomis. O astro da Juventus fez imensa falta, sobretudo quando Henry procurava apoio ao seu lado ou quando o mesmo jogador falhava golos na cara do guarda-redes. Nota de culpa para Domenech e 1 ponto para recordação na saída deste Europeu.

Do lado italiano, os sorrisos deste último jogo contrastavam com as faces angustiadas do primeiro jogo (0-3 frente à Holanda). Pirlo e Gattuso deram tudo (demasiado até, levando amarelos que os deixam de fora dos Quartos) e isso foi recompensado com a passagem à fase seguinte da competição, atrás da trituradora Holanda. Buffon tem sido a grande estrela, seja pelas suas grandes defesas, seja pelo exemplo de amor à Itália a cada jogo. É ele quem dá a cara nos momentos difíceis, tal como o sempre fez na Juventus. Destaque igualmente para De Rossi - o verdadeiro revolucionário da Itália - e Cassano - o mal-amado mais adorado pela sua total entrega ao futebol.

Itália
Positivo: Buffon imperial, De Rossi com futebol para dar e vender e o Pirlo dos bons dias.
Negativo: Toni a acumular golos falhados, laterais permeáveis.

França
Positivo: Ribéry, sempre ele. Coupet salvando a humilhação.
Negativo: Teimosia de Domenech, Henry irreconhecível e um misto de juventude e experiência perfeitamente descoordenado.

1 comment:

Rui Gonçalves said...

O que mais me surpreendeu foi a federação francesa ainda estar a ponderar a saída ou não de Domenech. A sua faceta de pseudo-intelectual do futebol nunca me seduziu e os erros na convocatória e na armação da equipa para cada jogo levaram os bleus ao desespero. Vamos ver como se vai dar a Itália sem Pirlo e Gattuso e com um Luca Toni desinspirado (acho que nunca o tinha visto falhar 6 ou 7 oportunidades claríssimas sem marcar como sucedeu contra a França). Valem Buffon, De Rossi e, talvez, Del Piero, na sua última grande competição internacional?