Thursday, October 15, 2009

Média de assistências nos estádios em 08/09

Mais uma vez a Football Finance fez a lista da média dos espectadores nos grandes estádios europeus e chegou à conclusão que as médias subiram em relação a 07/08, impulsionadas em larga escala pelo aumento da afluência nos estádios alemães. No topo da lista existiram alterações, subindo o Manchester United ao primeiro lugar, (75304 espectadores em média) ocupando assim a posição que pertencia ao Real Madrid (agora 4º com 70816, abaixo do rival Barça que teve 71045). O Borussia Dortmund continua a ser um grande exemplo de apoio, chegando ao 2º lugar do ranking com 74748, mesmo apesar dos fracos resultados obtidos pela equipa. Um exemplo que devia ser seguidos por todas as equipas, principalmente as portuguesas, que vão muito na onda de vitórias do clube e quando este não está bem pura e simplesmente deixam de ir ao estádio. Fechando o top5 aparece o Bayern Munique com 69 mil.

Ainda falando dos clubes portugueses, o FC Porto é o melhor colocado (34º) com uma boa média de 38762 espectadores, muito elevada tendo em conta a capacidade total do estádio (à volta dos 50 mil). Mais abaixo está o Benfica com 35698, bem pior que o FC Porto pois ficam por preencher cerca de 30 mil lugares por jogo. O Sporting nem aparece na lista (constituída por 50 estádios e tendo o último a média de 28 mil) o que atesta bem a fraca política de marketing do clube, a fraca capacidade da equipa em levar adeptos aos estádios e a falta de apoio à equipa por parte dos seus adeptos.

De destacar por fim, que dos estádios classificados com 5 estrelas pela UEFA utilizados regularmente por algum clube, encontram-se fora da lista apenas o já citado Alvalade XXI (Sporting), o Atatürk (Galatasaray) e o Montjuic (Espanyol). O problema para o Sporting é que o estádio turco tem a condicionante de ser utilizado apenas para os jogos da Champions do Galatasaray, enquanto o Espanyol mudou de casa para o novo Sarriá.

De facto, há muito que pensar em Alvalade após esta estatística, mas também na Luz (pouco mais de metade é pouco preenchimento de um estádio tão grande) e em todos os outros clubes portugueses que utilizam estádios de grande capacidade e que muito raramente têm mais de 10% do total de espectadores que leva o estádio (Leiria, Coimbra, Aveiro e Bessa)

P.S: A Football Finance também fez a lista das Selecções mais valiosas do Mundo e chegou á conclusão que a Espanha é a melhor, valendo 510 M €, seguida do Brasil com 450M e França com 440M. Portugal é o 7º desta lista com 340M e é também o pior colocado na comparação com o Ranking da FIFA (17º)

No comments: