
Ainda falando dos clubes portugueses, o FC Porto é o melhor colocado (34º) com uma boa média de 38762 espectadores, muito elevada tendo em conta a capacidade total do estádio (à volta dos 50 mil). Mais abaixo está o Benfica com 35698, bem pior que o FC Porto pois ficam por preencher cerca de 30 mil lugares por jogo. O Sporting nem aparece na lista (constituída por 50 estádios e tendo o último a média de 28 mil) o que atesta bem a fraca política de marketing do clube, a fraca capacidade da equipa em levar adeptos aos estádios e a falta de apoio à equipa por parte dos seus adeptos.
De destacar por fim, que dos estádios classificados com 5 estrelas pela UEFA utilizados regularmente por algum clube, encontram-se fora da lista apenas o já citado Alvalade XXI (Sporting), o Atatürk (Galatasaray) e o Montjuic (Espanyol). O problema para o Sporting é que o estádio turco tem a condicionante de ser utilizado apenas para os jogos da Champions do Galatasaray, enquanto o Espanyol mudou de casa para o novo Sarriá.
De facto, há muito que pensar em Alvalade após esta estatística, mas também na Luz (pouco mais de metade é pouco preenchimento de um estádio tão grande) e em todos os outros clubes portugueses que utilizam estádios de grande capacidade e que muito raramente têm mais de 10% do total de espectadores que leva o estádio (Leiria, Coimbra, Aveiro e Bessa)
P.S: A Football Finance também fez a lista das Selecções mais valiosas do Mundo e chegou á conclusão que a Espanha é a melhor, valendo 510 M €, seguida do Brasil com 450M e França com 440M. Portugal é o 7º desta lista com 340M e é também o pior colocado na comparação com o Ranking da FIFA (17º)
No comments:
Post a Comment