Wednesday, April 01, 2009

Notas sobre alguns jogos de qualificação para o Mundial 2010

Portugal 0-0 Suécia
Jogo fraco da selecção portuguesa, aproveitando mal aquilo que de pouco conseguiu criar. Suécia combativa e orfã de Ibrahimovic, veio jogar à defesa e sai bem do confronto com os portugueses.

Israel 1-1 Grécia & Grécia 2-1 Israel
Cada vez me convenço mais que a Grécia é de facto uma grande equipa. Frente a um adversário duro, conseguiram dar um passo vital rumo à África do Sul. O grupo não é muito complicado mas ainda assim não permite percalços, algo que os gregos têm sabido evitar.

Rep. Checa 1 - 2 Eslováquia
Resultado não muito surpreendente face ao poderio físico que os eslovacos têm vindo a demonstrar ao longo dos anos. Relembrar que para a campanha de 2006 Portugal sofreu muito para empatar fora e ganhar em casa a esta selecção. Por outro lado, fica demonstrada também a necessidade urgente de rejuvenescimento da selecção checa.

Polónia 10-0 San Marino
Ainda me hão de explicar o que fazem estas selecções nestes grupos. Façam uma pré-campanha antes da qualificação, melhorem as estruturas ou simplesmente abdiquem do futebol internacional. Não faz sentido estes desequilíbrios nas qualificações. Apenas serve para dar mais internacionalizações e golos aos adversários.

País de Gales 0-2 Finlândia
Esfumou-se a última (e remota) possibilidade de Ryan Giggs participar num Mundial.

Espanha 1-0 Turquia & Turquia 1-2 Espanha
A viver a sua idade de ouro, a selecção espanhola sofreu muito para vergar os rochosos turcos, mas com um futebol eficaz e objectivo e, claro, com a sua dose de sorte, lá conseguiram dar o penúltimo passo para o Mundial.

Inglaterra 2-1 Ucrânia
Futebol de Capello no seu esplendor, a selecção inglesa jogou mal mas ainda assim venceu, fruto da eficácia que o italiano impregna nas equipas que treina.

Lituânia 0-1 França & França 1-0 Lituânia
Esfuma-se o sonho de Couceiro, Domenech dorme mais descansado, Ribery eleva um pouco mais o seu peso nos galos e decide-se praticamente os qualificados do grupo (Sérvia e França).


Itália 1-1 Irlanda
Com uma expulsão logo aos 3 minutos (Pazzini) a Itália ia conseguindo uma vitória milagrosa mas no fim as forças acabaram-se e consentiram um empate que pode sair caro à squadra azzura, pois põe pressão adicional no próximo confronto na Irlanda.

Holanda 4-0 Macedónia
Se tudo correr bem na próxima jornada, a Holanda será a primeira selecção europeia a garantir a qualificação. Huntelaar é de uma frieza impressionante, ao passo que Kuyt parece estar sempre no sítio certo.

Equador 1-1 Brasil
Exibição desastrosa da canarinha, ainda assim com um resultado bom. Julio César demonstrou uma vez mais que não deve ser posto de parte da élite dos guarda-redes mundiais.

Argentina 4-0 Venezuela
Bom jogo dos argentinos na estreia oficial de Maradona pela albiceleste. Messi fez a diferença, mas gostei sobretudo de ver Tevez.

Bolívia 6-1 Argentina
Da bonança à tempestade em poucos dias, a Argentina deu uma imagem péssima da qualidade do seu futebol, ao passo que os bolivianos garantiram um resultado histórico que fará esquecer os dissabores recentes por algum tempo. Di Maria demonstrou uma vez mais que está mais próximo de se tornar num flop (leia-se Kmet) que num Messi. Por falar em Messi, esteve muito apagado, dando a entender a mensagem que não pode ser só ele a (fazer) jogar.

Austrália 2-0 Usbequistão
Atenção a esta equipa usbeque, que conta nas suas fileiras com jogadores exímios na marcação e de alguma capacidade táctica. Falta sobretudo resistência e mais uma ou duas figuras para que se tornem num caso sério do futebol asiático. Quanto à Austrália, gostei da concentração e atitude de missão revelada durante todo o jogo.

No comments: