Tuesday, April 07, 2009

Um exibição de classe!

Manchester United 2-2 FC Porto

O FC Porto conseguiu hoje um resultado digno de registo nas mais brilhantes páginas do futebol português. O facto de se tratar de um mero empate pode até tornar tal ideia num exagero, mas a realidade é que a equipa de Jesualdo Ferreira fez um jogo brilhante contra o - convém sempre recordar - actual campeão europeu, clube mais rico do planeta futebolístico e onde joga o melhor jogador do mundo de 2008, assim como outras estrelas mundiais como Rooney ou Vidic.

Não fosse o pecado cometido por Bruno Alves no lance do primeiro golo e a classe dos jogadores do Man Utd no segundo, certamente que os jogadores do FC Porto estariam agora a festejar praticamente o apuramento para a fase seguinte. Ainda assim, um empate a duas bolas abre excelentes perspectivas para esta eliminatória.

É de notar que este FC Porto teima em quebrar uma das teorias que mais temos assentes no futebol: a eficácia é que ganha os jogos equilibrados. Este FC Porto é totalmente indiferente a essa teoria, pois teima em criar inúmeras oportunidades de golo, das quais acaba com um registo de eficácia muito pobre para os padrões de uma competição como a Champions. E ainda assim, consegue seguir em frente. Foi isso que aconteceu hoje e sobretudo no jogo em Madrid contra Atlético. Trata-se de um FC Porto que gosta de jogar em alto risco, que põe no rectângulo de jogo uma intensidade tal, capaz de surpreender os próprios reis dessa virtude: os ingleses.

Acredito que o FC Porto tem esta eliminatória na mão, pois é uma equipa muito mais sólida no Dragão que fora de casa, ao passo que o Manchester United tem vindo a revelar uma gritante falta de atitude e concentração nos jogos fora de Old Trafford. Se o FC Porto souber aproveitar isso, depressa resolverá a eliminatória. Será sobretudo um teste à concentração de ambas as equipas. Veremos então se Hélton e Bruno Alves vencerão O'Shea e Cristiano Ronaldo nesse particular despique.

Ainda antes da conclusão, uma nota que já vai sendo costume quando se fala no nome de Cristiano Ronaldo: no final do jogo, no típico carrossel dos jogadores para a imprensa, Cristiano ignorou completamente os pedidos dos jornalistas portugueses para falar sobre o jogo, demonstrando uma vez mais o seu mau-perder e acima de tudo a arrogância com que trata os portugueses. Para o bem do jogador, acho que a imprensa deveria recusar-se a procurar falar com CR7, assim como ele também o faz com esta quando "não dá jeito".


Por fim, dois comentários vindos de Espanha (ditos no site da Marca) que resumem bem a visão que alguns europeus mais sensatos têm do futebol português:

"En las prévias siempre dejais a los equipos portugueses de fuera de los favoritos pero, al final, siempre llegan y no veo que sean tan malos cuando se defrontan a equipos en teoria más poderosos. Portugal siempre presenta buenos equipos y además no tienen el poderío económico de los presentes. Ahora me imagino que sería de los equipos de ese país se tuvieron el diñero de los demás. Para mi está claro que allá se sabe mucho de futbol para hacer lo que hacen sin diñero. Yo no veo equipos italianos, franceses y incluso alemanes, españoles y ingleses hacer lo que ellos hacen. Y esto para no hablar de los países de su dimension como Belgica, Holanda, Suiza, Austria, Suecia, Dinamarca, etc."
mister-y

"Y donde se han escondido los que se burlaban del Atletico al decir que habian quedado eliminados por diferencia de goles por un "equipito inexistente" como el Oporto? Como pueden ver, el Oporto es un gran equipo y hoy debio ganar con comodidad en Old Trafford. Salvo el Barça, no hay ningun equipo espanol que tenga el nivel para eliminar a este equipo de Oporto. Ojala que a la vuelta quede eliminado Manchester porque si hay un equipo que merece la semifinal, este es el Oporto y no los ingleses. Ultima cosa: hasta qué extremo hay que llegar para admitir que Cristiano Ronaldo es un verdadero bluff? Este tio ha tenido una temporada pessima y lo peor de todo esto es que si Manchester gana la Champions, sera él quien ganara nuevamente el Balon de Oro apesar de no ser ni siquiera uno de los 3 mejores jugadores del Manchester Utd esta temporada! No hay duda que Manchester es un gran equipo pero CR7 no es ni el 10% de lo es Lionel Messi. La diferencia entre ambos en esta temporada es ABISMAL."
wakbar75

1 comment:

Pol Gustems said...

me gustó mucho el Porto. Quizás algo cansado al final del encuentro, lo que propició el gol de Tévez, pero en lineas generales planteó un partido muy serio y sólo dejó al United una de sus bazas: los centros laterales. Si no hubiera sido por los dos errores clamorosos en los goles, estaríamos hablando de una eliminatoria casi sentenciada.

Saludos!!