Tuesday, February 07, 2012

Principais ligas europeias: Itália

Estes textos pretendem traduzir o que tem acontecido nos pricipais campeonatos europeus, a classificação, as equipas e jogadores em destaque.

Em Itália, o campeonato está bem aceso na luta pelos lugares cimeiros, com os seis primeiros separados por onze pontos.

Juventus segue na frente, com menos um jogo e mais um ponto do que o Milan e ainda sem derrotas. Desde há muito tempo que não se via a vecchia signora em tão boa posição para lutar pelo scudetto. Matri tem sido um dos grandes destaques na Juve.
O Milan e o seu fabuloso trio de ataque Ibrahimovic-Pato-Robinho têm estado também em grande forma, secundados por um meio-campo em bom plano, sobretudo Nocerino e Boateng.
Em terceiro e quarto lugares seguem a sensação Udinese, com o goleador Di Natale mais uma vez a fazer uma excelente época, e a Lazio, com Klose também em plano de destaque.
O Inter tem estado a fazer um campeonato muito irregular e nem mesmo com o regresso de Ranieri ao comando dos nerazzurri as coisas parecem correr de feição. Apesar de tudo, Milito continua em grande.
Depois de um começo titubeante, a Roma de Luís Enrique está agora no sexto posto, tendo vencido categoricamente o Inter na última jornada.
Como quase todas as equipas "menores" que ganham um lugar na Champions, no ano seguinte as coisas não correm tão bem no campeonato, maioritariamente porque os seus jogadores não estão habituados à rotina e sobrecarga de jogos: Assim se passa com o Nápoles, que segue em 7º lugar, seguido de Palermo, Génova e Fiorentina, todas equipas com jogadores para vôos mais altos do que as posições que ocupam.

Jogadores em destaque: Nocerino, emprestando classe e golos decisivos ao meio-campo do Milan; os eternos Totti e Del Piero, jogadores de grande categoria que continuam a ser decisivos na manobra das suas equipas; e para surpresa de todos, os grandes jogadores em destaque têm sido os avançados: Ibra, melhor marcador da prova, tem estado ao seu nível; o terrível goleador de Udine, Di Natale; Jovetic, jovem prodígio dos viola; Cavani e a sua veia goleadora; o nosso bem conhecido Miccoli; Denis, o novo ídolo do Atleti Azzurri; e Palacio, o móvel avançado do Génova.


Classificação Serie A 2011/2012



No comments: