Friday, November 06, 2009

Paulo Bento demite-se: análise da decisão

Paulo Bento já não é treinador do Sporting. Esta é a realidade, que promete fazer correr muita tinta, seja pela discussão se é ou não correcto culpar Paulo Bento em vez de outros (jogadores e/ou dirigentes), seja pelo facto do treinador sair após uma série de empates e não de derrotas, seja igualmente pelas questões de qualidade do plantel. A mim custam-me a entender diversas questões...

Para mim é claro: Paulo Bento não devia sair até final da época. Ou melhor, nem devia ter iniciado a época. É certo que deixa a equipa a mais de 10 pontos do 1º lugar, no entanto deixa-a classificada para a eliminatória seguinte da Taça de Portugal e praticamente qualificado para os 16-Avos da Europa League. Não me parece um pecúlio capaz de fazer cair um treinador, tendo em conta a boa performance do Sporting em épocas anteriores e tendo em conta que o investimento para esta época foi mínimo. Já o Mourinho dizia que não se fazem omeletes sem ovos de qualidade e Paulo Bento acaba por sair vítima do resultado financeiro do clube.
Daí que me custe a entender o porquê de culparem o treinador e não outros agentes desportivos do Sporting, responsáveis pela política financeira (dirigentes) e desportiva (Pedro Barbosa).
Porque saiu Freitas (excelente trabalho no Braga) para entrar Barbosa que até agora falhou em todas as contratações?

É certo que as sua antipatias com diversos jogadores nos quais houve investimento não ajudaram em nada à estabilização do treinador, como são os casos de Vukcevic e Stojkovic. Muitos outros, por manifesta incapacidade futebolística ou simplesmente por má-fé, acabaram por fazer a cama ao treinador, como Polga, Grimi, Caicedo, Postiga ou Angulo. Outros houve que salvaram a pele ao treinador por diversas vezes como Moutinho, Veloso, Liedson, Izmailov ou Patrício. Curioso é que os jogadores há mais tempo no clube acabaram por ser os melhores guarda-costas de Paulo Bento, ao passo que aqueles nos quais houve investimento resultaram ser os seus piores aliados. Daí que me custe a entender a questão do reforço do plantel com investimentos avultados.

Sai então Paulo Bento após 193 jogos oficiais com 117 vitórias (60%), 46 empates e 29 derrotas. Sei que não preciso de recuar muito tempo para descobrir que anteriores treinadores nem chegaram aos 50% de aproveitamento em muitos (e talvez mais fáceis) jogos, daí que me custe a entender que usem a questão dos resultados para mandar embora o treinador.

Por fim, custa-me a entender o facto de andarem com falinhas mansas para quem sempre lhes foi directo e honesto. "Paulo Bento Forever" e outras manifestações de apoio caem afinal em saco roto, contrastando assim com a honestidade e simplicidade de Paulo Bento. Sinceramente, acho que este Sporting continua a precisar de mais rigor e trabalho directivo e não é por mudar de treinador que o estado das coisas vai mudar.

Resta-me, enquanto sportinguista, agradecer a Paulo Bento: Obrigado pelas 2 Taças de Portugal, pelas 2 supertaças, pela honestidade, por não teres papas na língua, por pôres jogadores com mania de estrela na linha e por investires em jogadores da formação! É trabalho teu que ninguém te pode tirar, por muito que queiram pôr as culpas em quem realmente trabalha.

2 comments:

Akuma Kanji said...
This comment has been removed by the author.
Akuma Kanji said...

E o obrigado pela "tranquilidade"??? :P como SLBêísta (sim, eu sei que raramente palavras em tuga se acentuam duas vezes) digo e repetirei, viva o Paulo Bento!