Thursday, November 05, 2009

Meta para o Ranking da UEFA

Esta semana europeia deu a bela soma de 6 pontos para o coeficientes da UEFA (2 pontos por cada vitória do Porto e do Benfica e 1 ponto por cada empate do Sporting e Nacional), pontos esses que são cruciais para que Portugal não caia pelo ranking abaixo e possa inclusivé pensar em colocar directamente uma equipa na Champions League. Temos então de momento a bela soma de 31 pontos que dividido pelas 6 equipas que iniciaram a prova dá o coeficiente de 5.166, muito razoável para a corrente fase das provas europeias.

Para mim um bom coeficiente neste ano situar-se-ia acima dos 7.5, embora saiba que a fase seguinte - muito mais competitiva - é sinónimo de perda de pontos para os clubes dos pequenos países como Portugal. Ainda assim acredito que seja possível chegar a essa meta. Para isso precisaríamos do seguinte:
  • FC Porto: 2 vitórias nos 4 jogos que irá de certeza fazer (2 da Fase de Grupos e 2 dos Oitavos). Essas duas vitórias dariam 4 pontos, acrescidos de 1 de bónus pela qualificação para a fase seguinte da Champions, dando o total de 5.
  • Sporting: 2 vitórias em possíveis 4 jogos (caso se qualifique, o que se prevê que aconteça) dando o total de 4 pontos. Pelo que li só existem bónus na Europa League a partir dos Quartos-de-Final da competição.
  • Benfica: 2 vitórias em possíveis 4 jogos (caso se qualifique, o que se prevê que aconteça) dando o total de 4 pontos.
  • Nacional: Já não joga para a qualificação, mas pontos que obtenha são sempre bem-vindos. Acredito que possa obter a vitória e consequentes 2 pontos frente ao Áustria de Viena.
Assim, ainda que acreditando que as equipas portuguesas surpreenderão e chegarão a fases avançadas das provas europeias, se estas fizerem aquilo que descrevi, ficaríamos com a bela soma de 46 pontos, que divididos pelas 6 equipas nos daria o coeficiente final de 7.66, melhor que as épocas de 2005/6 e 2008/9.

Se formos acima dos 49 pontos, estaremos então perante o melhor resultado dos últimos 5 anos. Perfeitamente possível, saiba o FC Porto fazer valer a sua experiência e passar os Oitavos, saiba o Benfica manter esta onda vermelha de bom futebol, saiba o Sporting melhorar a tempo de forma a consolidar a sua posição na Europa e saiba por fim o Nacional acabar em grande estilo a sua participação na fase de Grupos da Europa League.

No comments: