Saturday, August 29, 2009

Liga Europa: Sorteio e prognóstico

Eis os resultados do sorteio da nova Taça UEFA, totalmente remodelada, mais atractiva, mais equilibrada e mais recompensadora financeiramente. A negrito quem eu penso que se apurará para a seguinte fase.

Grupo A
Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Timisoara (Roménia)

Gosto deste grupo. Muito equilibrado e com um futebol diversificado. O duelo belga-holandês será o mais atractivo enquanto Dinamo e Timisoara tentarão mostrar o que valem em casa.

Grupo B
Valência (Espanha)
Lille (França)
Slavia Praga (Rep. Checa)
Génova (Itália)

Génova e Valência deverão fazer prevalecer a força do futebol dos países que representam. Lille poderá fazer valer a sua experiência e o Slavia tem uma boa oportunidade para demonstrar que o futebol checo não está moribundo.

Grupo C
Hamburgo (Alemanha)
Celtic (Escócia)
Hapoel Telavive (Israel)
Rapid Viena (Áustria)

O Hamburgo está muito forte este ano, assim como o Celtic que se reforçou bem. Hapoel e Rapid Viena poderão dar alguma luta, mas não chegará para atingir a fase seguinte.

Grupo D
Sporting (Portugal)
Heerenveen (Holanda)
Hertha Berlim (Alemanha)
Ventspils (Letónia)

Reconheço que não conheço as capacidades do Ventspils, mas acredito que não constituirão ameaça para Sporting e Hertha. o Heerenveen não deverá travar a ambição destes dois últimos.

Grupo E
Roma (Itália)
Basileia (Suíça)
Fulham (Inglaterra)
CSKA Sófia (Bulgária)

As equipas do meio da tabela inglesa raramente são perigosas fora de casa, daí que acredite mais na passagem do Basileia em vez do Fulham. A Roma será possivelmente impiedosa no Olímpico e passará sem dificuldade de maior.

Grupo F
Panathinaikos (Grécia)
Galatasaray (Turquia)
Dínamo Bucareste (Roménia)
Sturm Graz (Áustria)

Panathinaikos e Dinamo de Bucarest são as milhas escolhas neste grupo. O Galatasaray tenta recuperar algum orgulho do passado recente, mas duvido que seja suficiente para seguir em frente. O Sturm Graz, tal como os clubes austríacos na actualidade é uma incógnita.

Grupo G
Villarreal (Espanha)
Lazio (Itália)
Levski (Bulgária)
Salzburgo (Áustria)

Para mim o grupo com os mais fortes 2 primeiros clubes. Além disso, Villarreal e Lazio sao dois clubes muito organizados em campo, tornando à partida a tarefa do Levski e do Salzburgo impossível.

Grupo H
Steaua Bucareste (Roménia)
Fenerbahçe (Turquia)
Twente (Holanda)
Sheriff Tiraspol (Moldávia)

O Twente será uma incógnita pois poderá não revelar a boa equipa que joga na Holanda pela Europa. Eu creio que o fará. Fenerbahce passará com os holandeses, pois o Steaua parece-me demasiado irregular e o Sheriff precisa mais qualidade.

Grupo I
Benfica (Portugal)
Everton (Inglaterra)
AEK Atenas (Grécia)
BATE Borisov (Bielorrússia)

Acredito que o Benfica, embora seja um clube que me deixa muitas dúvidas fora de casa. o Everton será muito forte em Liverpool. AEK e Borisov têm chances, dependendo da sua concentração fora de casa.

Grupo J
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Club Brugge (Bélgica)
Partizan (Sérvia)
Toulouse (França)

Não sei como será o Shaktar sem Chygrynskiy, mas acredito que continue muito compacto. Do Partizan não sei como está na actualidade, mas acredito que a boa escola dos balcãs tenha produzido mais uma boa equipa.

Grupo K
PSV (Holanda)
FC Copenhaga (Dinamarca)
Sparta Praga (Rep. Checa)
Cluj (Roménia)

Muitos pensarão que o Copenhaga ou o Sparta serão os principais rivais do PSV pela passagem mas eu creio no Cluj. Mostrou-nos o ano passado a boa equipa que é e acredito que assim continuem.

Grupo L
Werder Bremen (Alemanha)
Áustria Viena (Áustria)
Athletic Bilbao (Espanha)
Nacional (Portugal)

Finalmente, aqui a minha escolha recai no Werder Bremen e no... Nacional. o Austria Viena não representa perigo de maior, assim como o Athletic e o próprio Werder Bremen. Todas estas equipas são fortíssimas em casa, mas na Madeira manda o Nacional. E além disso pode causar surpresas fora, como o fez no Zenit. Eu aposto neles!

No comments: