Thursday, August 27, 2009

Champions: Sorteio e prognóstico

Antes de comentar os grupos, um comentário:

Obrigado Platini por fazeres do sorteio da Champions uma fraude. Este sistema é fútil, pois todas as grandes equipas fazem jogos inúteis na fase de grupos, visto que no final acabarão todas por passar aos Oitavos-de-Final da competição. Este ano, com todas as novas equipas chegadas da nova fase de qualificação, a tarefa é mais fácil que nunca. Para mim é simples: todas as primeiras duas equipas dos grupos passarão aos Oitavos. Surpresas poderão vir do Wolfsburg, At. Madrid, Fiorentina e Estugarda.



Agora aos grupos:

Grupo A
Bayern Munich (CH)
Juventus (CH)
Bordéus (EL)
Maccabi Haifa

Bayern e Juventus em frente. Bordéus dará luta mas pagará factura pela inexperiência. Maccabi Haifa poderá causar problemas em casa, mas acabará no fundo da tabela.

Grupo B
Man Utd (CH)
CSKA (EL)
Besiktas
Wolfsburg (CH)

O CSKA será muito duro para todas as equipas mas acabará terceiro, à frente do Besiktas. Man Utd será o campeão do grupo apesar das grandes viagens que tem que realizar e o Wolfsburgo mostrará trabalho suficiente para ser 2º classificado.

Grupo C
AC Milan (CH)
Real Madrid (CH)
Ol. Marseille (EL)
FC Zurich

Milan e Real Madrid passarão sem dificuldades de maior. O Marseille angariará pontos suficientes para garantir a Europa League. FC Zurich não terá expressão.

Grupo D
Chelsea (CH)
Porto (CH)
Atl. Madrid (EL)
APOEL

Acredito que o Porto será melhor que o Atlético pois tem uma experiência nesta competição que poucos clubes podem rivalizar. O Atlético perderá a vaga para o Porto por achar que é melhor que este. Chelsea será campeão no grupo e o APOEL é capaz de fazer alguma surpresa.

Grupo E
Liverpool (EL)
Lyon (CH)
Fiorentina (CH)
Debrecini

Lyon será para mim o campeão do grupo, enquanto a Fiorentina ganhará o duelo ao Liverpool (que me parece algo fraco esta época). O Debrecini não alcancará nada relevante.

Grupo F
Barcelona (CH)
Internazionale (CH)
Dinamo Kiev
Rubin Kazan (EL)

O Inter tem-nos habituado a más actuações na fase de grupos e creio que este ano será igual, embora deva conseguir passar com um ou outro apuro. Barcelona ganhará o grupo e Dinamo Kiev acabará último cedendo terreno para o bom conjunto russo. Mais uma vez, grandes viagens esperam as equipas do Barcelona e Inter.
Melhor jogador da Champions 2008/09
e também o inimigo público nº1

Grupo G
Sevilla (CH)
Rangers (EL)
Estugarda (CH)
Unirea

Sevilla e Estugarda seguirão em frente sem grandes apuros. Rangers será o apurado para a EL devido aos resultados com o Unirea.

Grupo H
Arsenal (CH)
AZ Alkmaar (EL)
Olympiakos (CH)
St. Liége

Arsenal e Olympiakos seguirão para os Oitavos, enquanto AZ irá para a Europa League. Standard Liége pagará o preço da inexperiência a este nível (assim como o AZ).

Legenda:
CH significa que passam à fase posterior da Champions e EL significa Europa League.

No comments: